Alergia a água: Será que é possível ou é mito? Saiba agora!
Conheça mais sobre o caso de Niah Selway.
A alergia, nada mais é, do que uma resposta exacerbada do sistema imunológico depois de sofrer exposição a determinados tipos de agentes externos. Isso ocorre em pessoas que são predispostas geneticamente e possuem uma hipersensibilidade a diversos alérgenos, que são substâncias com grande capacidade de causar alergias.
No entanto, apesar de existir vários tipos de alergias no mundo, algumas são extremamente raras e surpreendentes. Como é o caso da alergia a água, que é bastante angustiante e incomum.
Também conhecida como urticária aquagênica, a alergia a água é muito sofrida, já que esse elemento é totalmente indispensável para nossa sobrevivência e bom funcionamento do nosso organismo.
Caso de Niah Selway
Niah Selway é uma youtuber de 21 anos que tem mais de 100 mil seguidores em seu canal. Ela mora no Reino Unido e, através dos seus vídeos divulgados no Youtube, ela conta como é a sua rotina e condição.
A youtuber relata que as suas reações começaram quando ela ainda era criança e, nesta época, eram reações bem pontuais e que a urticária aquagênica ainda não tinha sido identificada por causa de suas alergias neste período.
No entanto, após crescer, ela começou a perceber que as suas alergias estavam mais frequentes e foi a época em que o prurido aquagênico foi diagnosticado.
Essa alergia se trata de uma doença rara e provoca reações para qualquer tipo de água, inclusive a de beber. Entretanto, no caso da Niah, os seus órgãos não foram comprometidos e ela consegue beber água sem sentir incômodo ou sem causar prejuízos.
Quais são os principais sintomas?
Os principais sintomas da alergia a água são:
- Coceiras e sensação de queimação na pele;
- Vermelhidões na pele;
- Placas inchadas e sem o aspecto de vermelho na pele;
Existe cura?
Como os especialistas ainda não descobriram a causa dessa alergia, ela ainda não existe. Com isso, os profissionais da área recomendam que algumas medidas paliativas sejam feitas, sendo muito importante a utilização de medicamentos antialérgicos e a exposição aos raios UV para aliviar os sintomas.
Gostou deste artigo? Confira outros conteúdos semelhantes, aqui no Lê Mundo!