10 atitudes machistas que você pode ter em casa e nem percebe

Não saber onde ficam as coisas de casa ou esperar que a mulher peça ajuda são sempre atitudes machistas

Você sabia que, às vezes, certas atitudes diárias revelam tendências patriarcais nas relações? Sim, pode parecer estranho, mas muitos comportamentos que parecem simples no dia a dia podem, na verdade, refletir atitudes machistas ou estereótipos de gênero arraigados.

Pense naquele momento em que você volta para casa e pergunta: “O que teremos para o jantar?” Ou quando, por alguma razão, espera que sua companheira peça para realizar uma tarefa doméstica. Se você já se viu em alguma dessas situações, talvez esteja promovendo, sem perceber, atitudes machistas.

1. Você nunca sabe onde ficam as coisas em casa

Sabe aquela mania de nunca saber, por exemplo, onde guarda o pacotinho de macarrão? Ou onde ficam as roupas sujas? Além de demonstrar desinteresse pela própria casa, isso também reflete a ideia de que assuntos domésticos são apenas para mulheres.

Leia mais: Os seis signos que mais se irritam no zodíaco e o que os tira do sério

2. Esperar que a companheira diga o que é preciso fazer

Se ambas as pessoas moram juntas na casa, o lógico é que ambas saibam quais são as tarefas domésticas. Portanto, por que a mulher precisa sempre “pedir” para que algo seja feito, ou pior, reclamar para que algo seja realizado? Vamos esquecer o “é só pedir” porque esta é uma das atitudes machistas mais comuns.

3. Soltar o “se precisar de ajuda, avise” é uma das atitudes machistas

Da mesma forma, esperar que a parceira peça ajuda, mesmo quando ela está sobrecarregada. Isso não é apenas machista, mas também egoísta, já que as tarefas domésticas são responsabilidade de ambos.

4. Não se responsabilizar pelo jantar

Outra atitude machista é chegar em casa do trabalho e perguntar: “O que teremos para o jantar?” Assim como as demais tarefas, cozinhar é responsabilidade de ambos. Por que não fazer a sua parte e preparar as refeições? Ou, ao menos, se responsabilizar por pedir algo pronto?

5. Deixar o dia a dia dos filhos apenas para a parceira

Felizmente, há exceções, mas há “pais” que sequer se lembram do tamanho das roupas que os filhos e filhas vestem, ou o que as crianças costumam comer no café da manhã. Desconhecer esses detalhes básicos não é apenas uma atitude machista, mas também demonstra desinteresse pelos filhos e filhas.

6. O elogio para se livrar das tarefas

Dizer “Ah, cuida disso porque você é mais cuidadosa” quando se refere a alguma tarefa doméstica não é exatamente um elogio. Pelo contrário, é uma forma de se livrar da responsabilidade.

Leia mais: 7 sinais de que você é apenas a segunda opção de alguém

7. Deixar que as mulheres cuidem de tudo em reuniões de família é uma das piores atitudes machistas

Já reparou que, em muitas casas, a ceia de Natal é totalmente preparada pelas mulheres, enquanto os homens ficam na sala bebendo e se divertindo? Se todos comem, todos também deveriam preparar, não é mesmo?

8. Ver algo que precisa ser feito, mas apenas comentar

De que adianta ver que a mesa está suja, comentar, mas esperar que alguém limpe? Apenas “anunciar” uma necessidade sem tomar a iniciativa para resolver é pura folga.

9. Esperar que a mulher te sirva

Dos mesmos criadores de “fogão é coisa para mulher”, apresentamos o “vou esperar que ela me sirva”. Em pleno século XXI, ainda existem homens que esperam que as mulheres os sirvam para comer!

10. Achar que fazer as tarefas de casa é “ajudar” a mulher. E se orgulhar disso!

Infelizmente, esta é uma das atitudes machistas que algumas mulheres ainda reforçam. É fundamental entender que quando o homem lava o banheiro ou prepara o jantar, não está “ajudando” a mulher, mas sim fazendo sua parte. Portanto, não há motivo para parabenizar ou romantizar esse tipo de atitude. Afinal, as mulheres fazem isso todos os dias, mas raramente recebem reconhecimento.

Então, se reconheceu em alguma(s) dessas atitudes machistas, saiba que sempre é tempo de evoluir, e isso vale tanto para homens quanto para mulheres.

comportamentorelacionamentos