10 curiosidades sobre as libélulas para você conhecer

As libélulas são realmente insetos bem curiosos, você não acha?

Sem sombra de dúvidas, as libélulas são criaturas extremamente curiosas. Você sabia que há mais de 350 milhões de anos as libélulas começaram a habitar os pântanos, lagoas e outros corpos hídricos? Esse inseto pré-histórico pertence à família Odonata. Além disso, existem mais de três mil espécies conhecidas de libélulas habitando em quase todos os continentes do planeta Terra.

Quer saber mais fatos interessantes acerca desse inseto fantástico? Confere aqui que nós te contamos algumas curiosidades sobre as libélulas:

Curiosidades sobre libélulas

Donzelinhas geralmente são confundidas com as libélulas!

Como dito anteriormente, a família Odonata possui duas espécies principais, as donzelinhas e as libélulas. Em vista disso, grande parte das pessoas acaba confundindo-se acerca dos insetos à primeira vista, visto que eles são extremamente parecidos.

As libélulas chegam a ser mais velhas do que os próprios dinossauros!

Estima-se que se voltássemos cerca de 300 milhões de anos no passado, provavelmente encontraríamos um ancestral das libélulas, a meganisoptera. De fato, esse parente distante das libélulas viveu em torno de 323 milhões de anos a 250 milhões de anos a.C.

LEIA MAIS: Por que os mosquitos voam próximo aos ouvidos? Entenda!

As libélulas são encontradas em vários lugares do planeta Terra.

Destacando-se dos demais seres que se encontram na superfície terrestre, as libélulas podem ser achadas em praticamente qualquer lugar do planeta.

As larvas das libélulas vivem embaixo da água!

Sim, as libélulas são tão magníficas que conseguem viver tanto embaixo da água quanto na superfície. De fato, as libélulas adultas passam a colocar os seus ovos no tecido de plantas que são aquáticas ou até mesmo na superfície da água. Após a eclosão dos ovos, nascem as ninfas, que vivem durante anos na água.

As libélulas são insetos muito rápidos

Qualquer um que já observou uma libélula voando pode perceber que esses insetos possuem uma maestria descomunal. Suas asas são tão fortes que uma das curiosidades sobre as libélulas é que elas conseguem voar em velocidades de 36 a 54 quilômetros por hora. Inclusive, existem alguns relatos de que uma espécie da Austrália consegue atingir uma velocidade de 97 quilômetros por hora.

As asas das libélulas podem ser controladas separadamente!

Você sabia que uma libélula pode controlar as suas asas – cada uma das quatro – de forma separada? Inclusive, um dos motivos pelos quais as libélulas são tão hábeis voando é esse fator: a possibilidade de controlar as suas asas de forma segregada. Devido a isso, elas conseguem pairar como um helicóptero, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Conheça 8 insetos perigosos para os gatos – Saiba como protegê-los!

As libélulas são um dos caçadores que possuem mais eficiência no mundo todo!

De fato, as libélulas adultas são os predadores que vivem com uma dieta extremamente fundamentada na carne de outros insetos, como os mosquitos, as moscas, as mariposas, etc. Até mesmo algumas libélulas menores. Em vista disso, devido a sua grande habilidade de voo, elas conseguem pegar até 95% das suas presas com demasiada facilidade. Elas geralmente pegam a cabeça do seu alvo e a mobilizam, mordendo direto as cabeças com suas mandíbulas extremamente fortes.

As libélulas possuem a capacidade de camuflar-se enquanto estão voando!

É preciso enfatizar que uma espécie de libélula chamada de hemianax papuensis foi vista utilizando um método chamado de camuflagem de movimento enquanto se envolvia em disputas territoriais com outro macho da espécie. Na realidade, o método funciona como uma ilusão, fingindo que está voando numa direção, porém, está indo a outra.

Você sabia que na cultura ocidental as libélulas foram interpretadas como más?

Na América do Norte, as libélulas já foram chamadas de agulha do diabo. De fato, a lenda que gira em torno desse apelido um tanto diferente surgiu da ideia de que as libélulas iriam costurar as bocas das crianças que eram mal criadas com seus pais. A lenda diz que durante o sono, essas crianças iriam enfrentar a fúria das libélulas.

Algumas espécies de libélulas podem migrar por distâncias gigantescas!

De fato, algumas espécies de libélulas são fartamente conhecidas pelas longas distâncias que são capazes de percorrer durante o fluxo migratório. Esses insetos podem migrar tanto sozinhos quanto em enxames gigantescos. Para você ter uma ideia, há registros de uma espécie de libélula que percorreu 17.702 quilômetros da Índia até a África.

Gostou de conhecer um pouco mais desse inseto através das curiosidades sobre libélulas? Continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este.

animaisciência
Comments (0)
Add Comment