O bicarbonato de sódio é quase sempre lembrado por suas utilidades domésticas e versatilidade, mas atenção, pois seu uso inadequado pode causar mais danos do que benefícios. Venha conferir em que lugares do seu lar ou do seu corpo você jamais deve fazer uso do bicarbonato de sódio e evite problemas!
Como pasta de dente? Melhor não
O bicarbonato de sódio é um dos ingredientes presentes em algumas pastas de dente comerciais, mas isso não significa que seu uso puro seja seguro.
Acontece que sua abrasividade pode desgastar o esmalte dentário ao longo do tempo, e, como resultado, os dentes podem ficar mais sensíveis e suscetíveis a cáries. Além disso, a utilização frequente pode comprometer a proteção natural da boca.
Aqui não há fórmula mágica! Ou seja, para garantir a saúde bucal, o mais indicado é sempre utilizar produtos aprovados por dentistas, que contenham flúor e outros agentes benéficos.
LEIA MAIS: Como desencardir Tupperware e potes de plástico? 3 alternativas!
Seu cabelo não é uma experiência
Você, muito provavelmente, já viu receitas caseiras que sugerem substituir o shampoo tradicional pelo bicarbonato de sódio para uma limpeza profunda dos fios.
Contudo, precisamos mencionar aqui que essa prática pode prejudicar o cabelo a longo prazo. O motivo? Bem, o bicarbonato altera o pH natural do couro cabeludo, removendo óleos essenciais e causando ressecamento, fragilidade e irritação. Deste modo, o uso contínuo pode causar queda capilar e fios quebradiços.
Assim como no caso dos cremes dentais, os shampoos específicos, desenvolvidos para cada tipo de cabelo, costumam ser a melhor opção para manter a saúde e o brilho das suas madeixas.
Pedras naturais
Superfícies de mármore e granito dão aquele tom de elegância aos ambientes, e exigem produtos específicos para sua manutenção. Então muito cuidado com o que você aplica nessas superfícies.
O bicarbonato de sódio, por exemplo, pode parecer um limpador eficiente, mas, por conta da sua composição abrasiva, pode arranhar e comprometer o brilho dessas pedras. Com o tempo, a aplicação frequente pode deixar a superfície porosa e suscetível a manchas.
Então fique ligado(a)! Para preservar esses materiais nobres, utilize produtos formulados para pedras naturais ou consulte um especialista, ou o próprio vendedor de quem você adquiriu as pedras.
Cuidado com a pele
Pode parecer uma boa ideia utilizar o bicarbonato de sódio para tratamentos caseiros da pele, mas a verdade é que seu uso pode causar mais mal do que bem.
O que acontece aqui é que a pele humana tem um pH ligeiramente ácido, que atua como barreira protetora contra bactérias e agressões externas. Por outro lado, o bicarbonato tem pH alcalino, o que pode desregular esse equilíbrio, levando a irritações, ressecamento e até infecções.
No caso de ferimentos, dermatites ou outras condições dermatológicas, é sempre recomendável procurar um dermatologista e utilizar produtos formulados especificamente para a pele.
Não arrisque sua saúde na tentativa de economizar dinheiro. Isso pode custar bem caro!
Eletrônicos
É tentador querer uma solução caseira para limpar aquela sujeirinha no seu celular ou notebook, mas bicarbonato de sódio não é a escolha certa. A limpeza de celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos exige produtos suaves e apropriados.
O bicarbonato de sódio, mesmo dissolvido em água, pode deixar resíduos abrasivos que comprometem telas sensíveis e acabamentos delicados. A verdade é que sua textura pode ser mais áspera do que parece, o que torna um risco muito grande arranhar ou corroer as delicadas telas e acabamentos. Além disso, a umidade pode danificar circuitos internos.
Para manter a higiene e funcionamento dos seus aparelhos, opte por panos de microfibra e soluções específicas para eletrônicos.
Roupas coloridas
Todos queremos que nossas roupas mantenham aquela cor vibrante como se ainda estivessem na loja. Contudo, infelizmente, o bicarbonato de sódio pode ser um vilão também para os tecidos coloridos. Isso porque ele pode acabar desbotando a peça ao longo do tempo.
Por isso, a melhor dica é seguir sempre as recomendações de lavagem do fabricante para preservar a coloração das suas peças favoritas.
Alumínio
O uso de bicarbonato em itens de alumínio pode causar oxidação e deixar manchas escuras no material. Quando aplicado regularmente, ele pode comprometer a integridade do metal, tornando-o frágil e mais suscetível a corrosão. Para limpar superfícies de alumínio, é preferível utilizar detergentes suaves e soluções específicas que não interfiram na estrutura do material.
LEIA TAMBÉM: 7 recursos do Google Tradutor que nem todo mundo conhece
Panelas de ferro fundido
Aqui, o produto interfere na camada protetora da panela, acelerando a corrosão. Como o ferro fundido necessita de uma camada de óleo para manter sua resistência e impedir ferrugem, e o bicarbonato pode remover essa película, ele acaba deixando a panela vulnerável à oxidação.
Opte por lavar esse tipo de panela apenas com água morna e escovas macias, secando-as bem antes de armazenar.
Couro
Seja em móveis, roupas ou acessórios de couro, nem pensar em usar bicarbonato de sódio, ok? Afinal, ele pode ressecar e desbotar a superfície feita desse material. O couro exige hidratação para manter sua maciez e aparência original e a aplicação de bicarbonato pode retirar óleos naturais, deixando-o rígido e suscetível a rachaduras.
Vidros e espelhos
Mesmo que possa parecer uma ótima solução para remover manchas, o bicarbonato pode deixar pequenos arranhões na superfície do vidro e espelhos. A abrasividade do produto pode comprometer o brilho e causar um efeito opaco ao longo do tempo.
Se você gostou desse conteúdo, navegue pelo Lê Mundo e fique por dentro de tudo!