16 curiosidades sobre tubarões que impressionam: Confira a lista!

Entre as curiosidades sobre tubarões, a ausência de ossos e o quanto são antigos! 

Eles são personagens de franquias cinematográficas famosas, devorando barcos inteiros pela frente. Por outro lado, já apareceram em animações, como carnívoros arrependidos em grupos de apoio. Além de figurinhas fáceis no cinema, as curiosidades sobre os tubarões os tornam criaturas ainda mais fascinantes! 

Para começar, estamos falando de seres realmente antigos, de registros literalmente pré-históricos. Ainda, apesar de todo aquele tamanho, os gigantões não têm nenhum osso no corpo! Sem falar na forma como os especialistas contam a sua idade, variedade reprodutiva e aspectos únicos de sua arcada dentária. 

Ok, ninguém quer dar de cara com eles num banho de mar, mas vale dar uma lida para conhecer as curiosidades sobre tubarões. 

Curiosidades sobre tubarões

Os tubarões não têm ossos

Uma das mais incríveis curiosidades sobre os tubarões é não terem ossos! Como assim? Obviamente, existe toda uma estrutura para suportar aquele tamanho! Os tubarões pertencem a um tipo de peixe chamado elasmobrânquios. O esqueleto é composto então por cartilagem, o que os torna mais leves. 

Somada ao fígado cheio de óleos de baixa densidade, a cartilagem facilita a flutuação dos tubarões. Ué, mas se não há ossos, como encontramos fósseis de tubarões? Isso se dá pelo depósito de cálcio na cartilagem conforme a idade. Tanto que se assemelha até mesmo a ossos.

Há mais de 300 espécies catalogadas

Existem muitos, muitos tubarões entre nós! Para começar, são cerca de 375 espécies já catalogadas. Desse total, 88 são conhecidas no Brasil. Encontrados em todos os oceanos, seu tamanho varia conforme a espécie. 

A maioria dos tubarões tem boa visão

A maioria dos tubarões enxerga bem no escuro, sobretudo, em cores. A parte de trás dos globos oculares tem uma camada reflexiva de tecido chamada tapetum. É ela que ajuda os tubarões a enxergarem muito bem, mesmo com pouca luz.

Abelhas matam mais que tubarões

Apesar de mais fofinhas, as abelhas são mais mortais do que tubarões, numericamente falando. A estimativa é de que 20 a 25 pessoas morram de ataques de tubarões, por ano. Em contrapartida, as pequeninas são responsáveis por assustadores mil óbitos, pelo menos, anualmente. 

LEIA MAIS: As abelhas realmente morrem após uma picada? Descubra o que acontece!

Os tubarões têm órgãos eletro receptores especiais

Você já viu que os tubarões têm pequenas manchas pretas perto do nariz, olhos e boca? São as ampolas de Lorenzini, órgãos eletro receptores especiais que permitem que o tubarão detecte campos eletromagnéticos, além de mudanças de temperatura no oceano.

A pele de tubarão se parece com uma lixa

A pele do tubarão se parece com uma lixa porque é composta de pequenas estruturas chamadas escamas placoides. Como também são semelhantes a dentes, são ainda conhecidas como dentículos dérmicos. Aliás, essa estrutura é extremamente útil para os tubarões. 

Para se ter uma ideia, as escamas apontam para a cauda e reduzem o atrito da água ao redor quando eles nadam.

Os tubarões entram literalmente em transe

Os tubarões entram em um estado chamado imobilidade tônica, que é quando eles são virados de cabeça para baixo. Por isso, essa é a posição que os cientistas os colocam quando precisam analisá-los na água. 

Os tubarões são seres pré-históricos

Os tubarões existem há muito tempo. E quando falamos em muito tempo, é sério! Só para exemplificar, fósseis encontrados nos Estados Unidos e Austrália datam de aproximadamente 455 milhões de anos!

A idade dos tubarões é dada conforme os anéis das vértebras

Sabe como os cientistas descobrem a idade de um tubarão? Pelos anéis presentes em suas vértebras! São pares concêntricos de bandas opacas e translúcidas. Primeiro, são contados como anéis em uma árvore. Em seguida, atribuída uma idade ao tubarão com base nessa contagem. 

Por exemplo, se a vértebra tiver dez pares de bandas, aquele tubarão supostamente tem dez anos. Porém, estudos recentes mostraram que a técnica não é tão eficiente. Sendo assim, os pesquisadores devem verificar a frequência na qual as bandas são depositadas, conforme cada espécie e classe, uma vez que a taxa muda ao longo do tempo. 

A determinação da taxa real em que as bandas são depositadas é chamada de validação.

Os tubarões azuis são realmente azuis!

Outra curiosidade sobre os tubarões, especificamente os azuis, é exibir a cor azulada brilhante na parte superior do corpo. Normalmente, a parte inferior é branca como a neve. Ainda que os tubarões mako e porbeagle também tenham uma coloração azul, não é tão brilhante quanto a do tubarão azul. 

Ademais, a maior parte dos tubarões é marrom, verde-oliva ou acinzentada.

As manchas do tubarão-baleia são sua impressão digital

O tubarão-baleia, considerado o maior peixe do oceano, exibe manchas únicas para cada indivíduo, ou seja, como uma impressão digital. Um verdadeiro gigante, de tal forma que crescem até 12,2 metros (podendo chegar a 20!) e pesam 40 toneladas. Atrás deles está o tubarão-frade, com cerca de dez metros e pesando mais de cinco toneladas. 

O menor tubarão do mundo mede 25 centímetros

Enquanto o tubarão-baleia mede até 20 metros, o minúsculo tubarão-pigmeu mede 25 centímetros, já na fase adulta. E qual espécie vive mais? Obviamente, o tubarão-pigmeu, que chega aos 80 anos! Sabemos qual o mais veloz? Certamente, esse título fica com o tubarão-anequim, cuja velocidade alcança 64 km/h.

Algumas espécies conseguem filtrar oxigênio enquanto repousam

De modo geral, os tubarões filtram oxigênio por meio de suas guelras e, para isso, devem continuar nadando. Porém, outra curiosidade sobre eles é que algumas espécies possuem um espiráculo com o qual puxam a água para o sistema respiratório, mesmo de repouso. Ele fica logo atrás dos olhos e fornece oxigênio a estes órgãos e ao cérebro do tubarão. 

Espécies que habitam maiores profundidades, como os tubarões-anjo e os tubarões-lixa, usam o espiráculo para respirar enquanto descansam. Também para respirar enquanto o animal come.  

Ninguém mete medo no tubarão exceto a orca

Os tubarões são, sem dúvidas, as feras do mar! Contudo, a orca está entre os restritos ameaçadores dos gigantões, ao lado da cachalote.

Os dentes dos tubarões não são os mesmos em todas as espécies

Além das manchas do tubarão-baleia, há outros diferenciais entre as espécies, visto que nem todas possuem o mesmo tipo de dentes. Os tubarões Mako, por exemplo, têm dentes muito pontiagudos. Por outro lado, os tubarões-brancos têm dentes triangulares e serrilhados. 

Consequentemente, cada um deixa um tipo de marca em suas presas. Ah, e falando nisso, são muitos dentes, afinal, são animais gigantes! Para se ter uma ideia, o tubarão de banco de areia terá cerca de 35.000 dentes ao longo de sua vida!

A reprodução dos tubarões varia conforme a espécie

A reprodução também entra na lista das curiosidades sobre os tubarões. Isso porque eles exibem grande diversidade em seus modos reprodutivos. Existem espécies ovíparas e vivíparas. As primeiras põem ovos que se desenvolvem e eclodem fora do corpo da mãe, ou seja, sem nenhum cuidado parental após a postura.

E aí, gostou de saber mais sobre as curiosidades dos tubarões? O reino animal é mesmo incrível e cheio de surpresas! Confira outros fatos sobre animais no Lê Mundo.

animaisnatureza
Comments (0)
Add Comment