4 erros que pessoas com baixa autoestima cometem no amor

É comum cometermos erros nos relacionamentos, porém pessoas com baixa auto-estima costumam cometer erros que podem comprometer a relação.

Uma pessoa com baixa autoestima não acredita que merece coisas boas. Ela geralmente não confia em si mesma, em suas habilidades, em sua beleza, e acaba sabotando diversas áreas de suas vidas.

Como não confiam em si, elas não conseguem confiar em outras pessoas, ou então confiam demais e acabam entregando todas as suas decisões nas mãos de terceiros. Com estas atitudes, pessoas com baixa autoestima acabam se tornando coadjuvante de suas próprias vidas, se perdendo nela na maioria das vezes.

Em relacionamentos amorosos, têm grandes chances de viverem relações tóxicas, por não conseguirem diferenciar as coisas boas das ruins, ou por acharem que realmente merecem pouco.

Hoje trouxemos alguns exemplos de erros que pessoas com baixa autoestima costumam cometer em seus relacionamentos amorosos.

LEIA MAIS: TRÊS pensamentos que deixarão a sua aposentadoria bem mais feliz

Faz de tudo para evitar conflitos

Brigar o tempo todo não é legal, mas quando você ignora algo que te deixa desconfortável apenas para não gerar um conflito na relação, pode gerar um acúmulo de insatisfações, que vão minando seu mental e te deixando cada vez mais infeliz.

Para que um problema seja resolvido, ele precisa ser discutido, e se seu par te ama de verdade, ele vai fazer o possível para entender o seu ponto de vista e vocês chegarem a um meio termo que fique bom para os dois.

E uma relação deve ser forte o suficiente para resistir a alguns conflitos bobos, que estão presentes em todos os relacionamentos. Só cuide para discutir de forma pacífica e madura, assim vocês conseguem conversar e entender um ao outro.

Coloca o outro em um pedestal

Quando a sua vida está sem graça, e você não vê muita qualidade em você, qualquer pessoa que apareça em sua vida e tenha um pouco de confiança parece uma pessoa extraordinária. Se ela te der atenção então, se torna o centro de seu universo.

O problema é que, quando você vê a pessoa como um ser perfeito, qualquer erro que ela cometer pode te deixar imensamente frustrada. Além disso, você coloca muita expectativa na pessoa, que provavelmente sabe que não pode atingir, e pode acabar se afastando.

Para de dar atenção às suas necessidades

Tudo bem que você ama esta pessoa, mas ignorar suas necessidades para atender as delas? Não é legal! Cada pessoa tem sua própria rotina, seus próprios desejos, e seus próprios hobbies. Mas pessoas com baixa autoestima não conseguem enxergar valor nessas coisas quando são relacionadas a elas.

Por isso, não se importam de deixar tudo de lado para fazer com que o próximo se sinta amado. Elas fazem isso para que o par veja o quanto ela é importante, e o quanto ela pode acrescentar em suas vidas.

Mas e se esse romance não der certo, o que você vai fazer? Se você deixou tudo de lado para viver a vida do outro, não terá para onde voltar quando não existir mais uma relação, e isso vai ser bastante doloroso.

LEIA TAMBÉM: Não é só você! 6 grandes dificuldades que (quase) todas as pessoas têm

Não consegue reconhecer as bandeiras vermelhas

Pessoas ruins sempre dão sinais que são ruins, mas quem tem baixa autoestima não consegue perceber. Ou se percebem, tentam justificar com romantismo, com traumas vividos pela pessoa, ou qualquer outra desculpa que a outra invente.

Por conta disso, sempre acabam caindo em “love bombings”, ou em relacionamentos tóxicos com pessoas claramente prejudicadas emocionalmente.

Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para acessar mais matérias como esta!

relacionamentos