Vivemos em busca do propósito de nossas vidas. Algumas pessoas conseguem encontrar o seu facilmente, enquanto outras passam anos e anos procurando. Existe uma pressão para que isso aconteça rapidamente, mas, na verdade, a maioria das pessoas se sente perdida nessa busca.
Pode ser difícil até mesmo começar a procurar por um propósito, pois existem diversos caminhos a seguir, e muitos deles parecem igualmente interessantes.
Essa busca pode trazer frustrações para sua vida, mas você não precisa se sentir assim. Existem algumas perguntas que podem te ajudar a encontrar a resposta que deseja, e hoje vamos te auxiliar nesse processo!
Confira algumas perguntas que você pode se fazer para descobrir qual é o seu propósito de vida.
No que sou bom?
Você deve ter uma atividade que realiza com facilidade, algum talento que talvez precise ser aprimorado, mas que, com o esforço certo, pode se tornar algo muito bom. Você é bom em falar em público, consertar coisas, escrever, desenhar, lidar com números, encontrar soluções, praticar esportes ou qualquer outra coisa?
Tenho certeza de que você possui uma habilidade interessante, talvez até mesmo sem perceber. Caso seja o caso, pergunte aos seus amigos e familiares no que você é bom. Eles podem enxergar algo que você não vê ou não quer aceitar.
As pessoas podem mencionar algo que você acha irrelevante, mas que tal considerar e tentar desenvolver? Você pode descobrir algo novo que realmente goste.
Sobre o que posso falar por muito tempo?
Existem assuntos sobre os quais gostamos de falar mais do que outros, assuntos que nos empolgam a ponto de podermos passar horas conversando sobre eles. Será que o seu propósito de vida não está relacionado a algum desses assuntos?
Se você não consegue identificar um assunto que goste de falar, pergunte novamente aos seus amigos e familiares, pois eles podem estar mais atentos a isso do que você. Uma vez identificado o assunto, você pode buscar maneiras de incorporá-lo à sua vida e desenvolver algo a partir dele.
O que eu faria se tivesse apenas dois meses de vida?
Pode parecer um pensamento estranho, mas essa pergunta pode te ajudar a entender o que é realmente importante para você nesta vida. Ao refletir sobre isso, talvez você consiga deixar de lado a influência do dinheiro e pensar no que realmente importa.
Se o dinheiro é o que mais importa para você, lembre-se de que não poderá levá-lo consigo após os dois meses, assim como qualquer coisa material. O que restaria? Quais são as últimas coisas que você gostaria de realizar nesse tempo? Respondendo a essas perguntas, talvez você encontre algo realmente significativo para você.
O que faço e posso ser remunerado por isso?
Agora, vamos pensar em dinheiro. Todos nós precisamos ganhar a vida de alguma forma, e não há nada melhor do que utilizar o seu propósito de vida para isso. Dentro das coisas que você gosta e considera importantes, como poderia ganhar dinheiro com isso?
Você pode ajudar outras pessoas, prestando serviços, vendendo algo ou oferecendo sua mão de obra de alguma forma. Assim, você pode fazer o que gosta e ser remunerado por isso. Nada melhor, não é mesmo?
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade acessando o Lê Mundo!