Se você procurar na internet ou nas lojas de produtos usados, verificará um excesso de sofás em bom estado de conservação que estão disponíveis para a compra. Também perceberá que muitas pessoas decidem se desfazer de belos sofás por motivos de decoração, por exemplo. Além disso, ainda existem aqueles que não vendem ou repassam os sofás para outras pessoas, mas descartam seus móveis na calçada da rua para coleta.
Geralmente, os sofás postos nas calçadas possuem avarias nítidas, como braços quebrados. Hoje, a média de duração de um sofá é de 7 a 15 anos quando comprado novo. Nesse sentido, neste artigo, traremos alguns sinais que podem te alertar a procurar um sofá novo antes que você perceba que o seu já está completamente inutilizável.
4 indicativos de que está na hora de comprar um sofá novo
Você se senta no sofá e começa a ouvir ruídos
Primeiramente, se você estiver ouvindo ruídos ou estalos cada vez que se senta no sofá da sua casa, esses são sinais de que você precisa trocar de sofá. Ocorre que, quando esses sons começam a aparecer, é um forte indício de que existem problemas estruturais nele.
Os móveis mais antigos eram geralmente construídos com madeiras e parafusos. Já os móveis mais baratos e atuais são construídos com madeiras pré-fabricadas, grampos e epóxi. Desse modo, a menos que o seu sofá seja uma relíquia de família, o custo de reparar esses danos estruturais e substituir o estofamento pode custar o preço de um sofá novo.
LEIA MAIS: Como tirar mofo de sofá: 2 métodos caseiros eficazes!
Os seus gostos de decoração mudaram
Com o passar do tempo, as preferências das pessoas podem mudar completamente. Nesse sentido, é perfeitamente compreensível que seus gostos em relação a estilos domésticos mudem conforme os anos. Desse modo, se você olha para a estampa do seu sofá e ela já não te agrada mais, esse é um sinal de que você precisa repaginar a sua sala e trocar de sofá.
O estofamento do seu sofá está em péssimo estado
O uso diário do sofá, crianças saltitantes e animais de estimação, como gatos que adoram arranhar os sofás, acabarão com qualquer estofado com o passar do tempo. Ainda, um estofado desbotado pode ocorrer por uma exposição ao sol demasiada.
Pode acontecer que algumas áreas desgastadas possam ser consertadas, até mesmo em sofás trabalhados em couro, por exemplo. No entanto, quando o desgaste é grande, não é possível disfarçar os reparos, deixando o sofá com aspecto horrível. Portanto, se o seu sofá se encontra nesse estado, esse é o momento de trocá-lo.
LEIA TAMBÉM: Por que os cachorros destroem as coisas? Veja 5 causas comuns!
Seu sofá está com odor e deixando você com coceira
Se o seu sofá é muito antigo, ele provavelmente deve estar com odores no estofamento externo e interno. Nesse sentido, a aspiração regular e a limpeza a vapor podem ajudar nesse processo. Porém, eventualmente, as limpezas podem não funcionar mais, e os odores acabarem ganhando essa batalha. Assim, se você está tentando a todo custo tirar o odor horrível do seu sofá e não está conseguindo, infelizmente, talvez essa seja a hora certa de se livrar dele.
Gostou desse artigo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para ficar por dentro das novidades!