Se você acorda já cansado, incapaz de superar o dia a dia, isso pode ser um forte sinal de que o seu estilo de vida está afetando diretamente os seus níveis de energia, fazendo com que sua imunidade fique exposta a todo o momento. De fato, ao estar em constante movimento e fazendo diversas tarefas por dia, fica cada vez mais difícil encontrar maneiras de recarregar as energias.
Porém, segundo o professor e presidente do Departamento de Medicina de Família e Saúde Comunitária da Escola Médica Robert Wood Johnson, para corrigir esse baixo nível de energia, adotar mudanças na sua rotina pode ser uma ótima estratégia. Assim, se você anda cansado o dia todo e quer saber como reverter essa situação, confira aqui algumas dicas que temos para você.
5 dicas que vão aumentar seus níveis de energia
Limite a quantidade de café que você toma no seu dia a dia
Embora possa parecer contraditório, se você é uma pessoa que costuma beber café exageradamente, esse pode ser um dos fatores que fazem com que você fique sem energia. Ocorre que, ao consumir altas quantidades de café, isso consequentemente atrapalhará o seu sono.
E, caso você não durma direito, acordará extremamente cansado no outro dia. Portanto, é importante deixar de consumir café de modo exagerado e prezar por um bom descanso durante a noite.
LEIA MAIS: Se o café dá energia, por que sinto sono após uma xícara?
Hidrate-se
Muitas pessoas ignoram esse fato, mas a desidratação é uma das causas mais latentes da baixa energia. Segundo vários pesquisadores, a ciência por trás disso é simples: nossos glóbulos vermelhos transportam oxigênio. Desse modo, um glóbulo vermelho maior e mais redondo permite uma capacidade de transporte de oxigênio bem maior.
Porém, quando estamos desidratados, a capacidade de a célula transportar uma carga completa de oxigênio diminui. Com isso, os baixos níveis de oxigênio se manifestam por meio da fadiga, do cansaço, ou seja, da falta de energia. Por isso, é importantíssimo se hidratar para evitar que isso aconteça.
Faça exercícios
Pode parecer estranho, mas incorporar exercícios físicos no dia a dia pode, sim, ajudar seus níveis de energia. Nesse sentido, algumas pesquisas indicam que o exercício e os movimentos diários são fundamentais para aumentar esses níveis.
Você não precisa levantar pesos ou correr 8 km caso não queira. Fazer caminhadas leves já podem ajudar muito. Afina, a falta de energia está muito associada ao sedentarismo.
Fique atento ao tempo que você usa o celular durante o dia e a noite
De fato, mexer excessivamente no telefone durante o dia e durante a noite pode comprometer o seu ciclo natural de sono e, consequentemente, de energia. Isso porque a luz que incide sobre a tela, especialmente à noite, atrapalha a produção de substâncias responsáveis pelo sono.
LEIA TAMBÉM: Pular o café da manhã ajuda a emagrecer? Confira!
Evite pular refeições
Se você é uma pessoa que não possui horário certo para comer e pula muitas refeições, esse deve ser um dos motivos pelo quais se encontra tão cansado ultimamente. Embora seja normal perder uma refeição às vezes, ficar sem comer de forma regular pode fazer com que seus nutrientes do corpo não sejam repostos da maneira correta, afetando diretamente o seu humor e a sua energia.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!