De acordo com alguns estudos feitos recentemente, estima-se que pelo menos 32 milhões de estadunidenses possuem alergias alimentares, sendo que as mais comuns são oriundas do marisco, do leite e do amendoim. Nesse sentido, embora seja verdade que a maioria das alergias costuma se manifestar durante a infância, perceber os sintomas relacionados a elas depois dos 18 anos ainda pode ocorrer.
Desse modo, para determinar se você é ou não alérgico ao que acabou de ingerir, o primeiro passo é entender a diferença que existe entre uma alergia alimentar e uma intolerância alimentar, uma vez que esses conceitos não são equivalentes.
Uma intolerância alimentar implica que o seu corpo não tolera um determinado tipo de alimento. Ou seja, em situações de intolerância à lactose, por exemplo, uma pessoa não é capaz de tolerar a lactose encontrada em alimentos lácteos.
Nessa perspetiva, quando um alimento é ingerido por uma pessoa com intolerância, isso pode provocar desconforto extremo, bem como diarreia e inchaço. Porém, ao contrário da alergia, essa problemática não é fatal. Ou seja, você não possui chances de morrer. No entanto, as alergias, por outro lado, fazem com que o corpo do alérgico reajam a uma proteína por meio de uma resposta imune.
Dessa maneira, ao contrário da intolerância, como a própria intolerância à lactose, ter uma verdadeira alergia à proteína do leite de vaca pode desencadear uma série de reações que possuem alto risco à saúde. Em vista disso, se você está curioso em entender quais sinais devem ser observados para indicar se o que você possui é uma alergia ou uma intolerância, continue a leitura, pois esse texto irá te ajudar a compreender isso!
LEIA MAIS: Tem alergia a soja? Veja quais alimentos devem ser evitados!
5 sinais que indicam alergia alimentar
Urticária
O fato de desenvolver vergões que causam coceira após ingerir um determinado alimento, pode ser um forte indício de que você possui uma alergia alimentar. Normalmente, os inchaços rosados que aparecem na picada de um inseto estão associados a alergias alimentares.
Garganta apertada e dificuldade para engolir
Se sua garganta ficou inchada, dificultando o ato de engolir após ingerir algum alimento, provavelmente você possui uma forte alergia a ele. A inflamação do estômago, em suma, pode ocorrer devido à exposição ao alimento, o que pode dificultar a deglutição.
Vômito
Geralmente, o vômito está associado a alergias alimentares, embora também possa ser uma indicação de intolerância alimentar ou até mesmo de intoxicação alimentar. Portanto, se você vomitar logo após comer, pode ser difícil compreender se esse sintoma está associado a uma intolerância ou a uma alergia. O ideal é procurar um médico para entender o que realmente está acontecendo.
Língua inchada
Se a sua língua começar a inchar após você ingerir um alimento, isso pode ser mais assustador do que perigoso. Na realidade, embora o inchaço possa afetar diretamente as habilidades de deglutição em alguns casos, geralmente as línguas voltam ao seu tamanho normal.
Esse sintoma está geralmente associado a alergias a determinados alimentos. Todavia, é preciso deixar claro que, em casos como esse, a melhor forma de lidar com o problema é procurar um médico para entender o que está ocorrendo com o seu corpo.
LEIA MAIS: 3 Chás e Sucos para Rinite que vão te livrar da alergia – Confira!
Anafilaxia
Esse caso é extremo. Geralmente, a anafilaxia é uma reação grave e potencialmente fatal à exposição a um alérgeno. Desse modo, se um sujeito passa por esse problema, pode ter sérios problemas em engolir ou até mesmo em respirar, diminuindo, também, os batimentos cardíacos até que ele perca a consciência. Nesse caso, procurar um médico rapidamente é a única saída para o tratamento.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!