Sem dúvidas, quando o assunto é a higiene bucal, o fio dental é um dos grandes aliados, uma vez que sua utilização atua diretamente na prevenção de desenvolvimento de placas bacterianas ou cáries. No entanto, é preciso entender que existe uma técnica correta para utilizar o fio dental.
Desse modo, ao não usar essa técnica corretamente ou cometer outros erros, usar o fio dental pode ser quase tão prejudicial quanto não usá-lo. Em vista disso, com a finalidade de te ajudar a ter a melhor saúde bucal possível, separamos alguns erros comuns que as pessoas geralmente cometem nesse sentido. Veja a seguir:
Confira aqui 7 erros comuns ao usar fio dental
Usar o fio dental depois da escovação
A maioria das pessoas costuma passar o fio dental após escovar os dentes. No entanto, para você conseguir obter o máximo de benefícios na utilização do fio dental, inverta essa ordem. Isso porque um estudo recente demonstrou que, comparando os dois modos, usar o fio dental antes da escovação reduz significativamente a quantidade de placas entre os dentes. Por isso é importante inverter essa ordem.
LEIA MAIS: 8 mitos sobre clareamento dental: Você já caiu em algum!
Parar ao ver sangue
Ver sangue quando se está utilizando o fio dental não é necessariamente um indício de que você tem que parar de utilizá-lo. Na realidade, isso é um sinal de que você precisa fazer isso com muito mais frequência, além considerar visitar um dentista. Isso porque, com o tempo, o uso do fio dental ajudará a encolher o tecido e criar gengivas mais saudáveis.
Usar o fio dental mais de uma vez no dia
Muitas pessoas não sabem disso, mas só é preciso usar o fio dental uma vez no dia. Usar o fio dental com mais frequência do que isso pode até fazer mais mal do que bem. Como as gengivas são sensíveis, usar fio dental com muita frequência pode irritar esse tecido e, em alguns casos, danificá-lo. Assim, se você utilizá-lo somente antes de dormir, já é um salto muito grande no que se refere ao cuidado da sua saúde bucal.
Usar o fio dental na hora errada
Geralmente, pessoas não costumam levar essa variável em consideração, mas a hora certa para passar o fio dental é muito importante. Nessa perspectiva, um momento fundamental para usar esse produto é antes de dormir, pois a produção de saliva irá diminuir enquanto você dorme. Desse modo, isso faz com que a sua boca fique mais vulnerável ao crescimento de bactérias.
Posicionar acima da linha da gengiva
É importante fazer proveito de toda a flexibilidade e a estrutura fina do fio dental, permitindo que ele alcance 2-3 milímetros abaixo da linha da gengiva. Isso irá auxiliar diretamente na remoção das bactérias que podem contribuir para cáries na sua boca.
LEIA TAMBÉM: Escovar os dentes demais faz mal? Confira!
Confiar no fio dental como único meio de limpeza dos dentes
Usar somente o fio dental na higiene bucal é um grande equívoco. Para ter uma saúde bucal boa, é preciso saber que escovar os dentes, usar fio dental e um enxaguante bucal fazem parte do pacote completo. Nunca utilize nenhuma dessas técnicas isoladamente.
Usar o fio dental muito rápido
Quando estamos usando o fio dental, o ideal é não fazer a movimentação de forma rápida e afobada. Tente fazer essa limpeza com o maior cuidado, passando o fio em todos os seus dentes. Se você usar o fio dental de forma rápida, isso pode acabar prejudicando as suas gengivas, além de ser uma perda de tempo, uma vez que a limpeza não será feita corretamente.
Gostou desse artigo? Então, confira muito mais no site Lê Mundo e se inscreva para ficar por dentro das novidades!