Afinal, qual é o truque das crianças para aprenderem mais rápido?

Agilidade cerebral: desvendando os mistérios da facilidade de aprendizagem das crianças

Em meio a sorrisos e olhares curiosos, as crianças revelam uma incrível capacidade de absorver informações e desenvolver novas habilidades. A agilidade com que esses jovens seres exploram, descobrem e assimilam novos conhecimentos nunca deixa de maravilhar os adultos ao seu redor.

No início desta viagem ao mundo do aprendizado infantil, nos deparamos com uma pergunta: o que torna esses pequeninos aprendizes tão proficientes e, mais importante, o que os adultos podem aprender com eles?

Os segredos do cérebro infantil

É indiscutível que a infância é um período primordial para o desenvolvimento cerebral. Os cientistas descobriram que o cérebro infantil é especialmente propenso a formar novas conexões neuronais, proporcionando um terreno fértil para a assimilação de novos dados e habilidades. O córtex pré-frontal, responsável por funções como planejamento e tomada de decisões, ainda está em desenvolvimento, conferindo aos pequenos uma admirável flexibilidade cognitiva e, consequentemente, uma aprendizagem mais rápida.

Leia mais: 7 alternativas gratuitas ao ChatGPT que você ainda não conhecia

Os adultos na trilha do aprendizado

Por outro lado, os adultos, cujos cérebros já estão completamente desenvolvidos, abordam o aprendizado com uma mentalidade e motivações diferentes. Frequentemente, os adultos procuram adquirir uma nova habilidade ou conhecimento com um propósito específico em mente, tais como o avanço profissional ou a realização de um projeto pessoal. O processo de aprendizado, centrado no aluno, torna-se uma jornada autoconsciente, com metas bem definidas e um caminho traçado para atingi-las.

A neuroplasticidade em foco

A neuroplasticidade, isto é, a habilidade do cérebro de se reorganizar e formar novas conexões neurais ao longo da vida, é mais evidente e operante na infância. Entretanto, este fenômeno não está restrito aos anos iniciais da vida. Adultos também têm a capacidade de aprender e adaptar seus cérebros, mesmo que a neuroplasticidade opere de maneira mais conservadora e sutil em cérebros mais velhos.

Leia mais: 5 segredos de uma alimentação saudável que você ainda não conhecia

Abrangendo os métodos infantis no aprendizado adulto

Porém, os adultos podem olhar para as estratégias de aprendizado das crianças para melhorar suas próprias jornadas educacionais. Adotando uma mentalidade aberta, focando em pequenos blocos de aprendizado e permitindo-se a explorar e divertir-se durante o processo, os adultos podem, sem dúvida, revitalizar sua abordagem de aprendizado e torná-la mais eficaz e prazerosa. A admirável facilidade com que as crianças aprendem permanece sendo uma fonte de fascínio e inspiração.

cérebrocorpo humanoestudos