O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vem intensificando seus esforços em garantir a segurança financeira dos usuários, principalmente em relação aos grandes bancos Itaú, Bradesco e Santander. A organização solicitou esclarecimentos sobre as medidas de proteção contra golpes e o processo de ressarcimento em casos de fraude.
Essa iniciativa não é novidade para o Idec, visto que, em abril deste ano, a fintech Nubank também recebeu um pedido similar de informações. Na ocasião, diversos clientes relataram, através das redes sociais, terem sido vítimas de golpes financeiros.
Até o momento, os bancos tradicionais não se pronunciaram sobre a segurança de seus sistemas, enquanto a resposta do Nubank não foi satisfatória para o Idec. A fintech alegou que não pode ser responsabilizada pela segurança dos clientes dependendo do tipo de golpe financeiro sofrido.a
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A segurança das instituições financeiras é colocada em dúvida
O questionamento da segurança financeira dos bancos se dá por conta de um novo tipo de golpe financeiro. Nesse golpe, os criminosos utilizam histórias fictícias para convencer as vítimas a baixarem aplicativos que permitem acesso remoto ao aparelho celular.
Com esse acesso, os golpistas conseguem entrar nos aplicativos bancários e fazer transações como solicitar empréstimos e transferir dinheiro para outras contas.
O Nubank afirmou que não tem responsabilidade sobre a ação de terceiros que receberam permissão dos clientes para acessar o celular, e que esse tipo de golpe é de cunho social e não se aproveita de falhas de segurança dos bancos.
Entretanto, o Idec argumentou que o aplicativo do Nubank tem falhas em relação à segurança, permitindo que os usuários movimentem as contas através do acesso remoto.
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Diante da possibilidade de o golpe fazer vítimas em outras instituições financeiras, o Idec questionou a segurança dos bancos tradicionais. Enquanto isso, Itaú e Bradesco afirmaram investir em segurança e na conscientização dos clientes sobre os riscos de golpes, enquanto o Santander aguardará o prazo para apresentar sua resposta.
A segurança financeira é uma preocupação crescente para as instituições financeiras e seus clientes, sobretudo diante das inovações tecnológicas e da crescente sofisticação dos golpes financeiros. Os bancos precisam se adequar e aprimorar suas medidas de segurança para garantir a proteção dos usuários e minimizar os danos causados pelas fraudes.
Já os consumidores devem estar atentos e buscar informações para se protegerem dessas ameaças cada vez mais frequentes.
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