Se você é uma dessas pessoas que não vive sem o açúcar, consumindo com frequência em cafés, sucos, doces, chocolates, etc., saiba que, além do risco à saúde (como a diabetes), você também pode estar correndo um risco estético. Isso porque o açúcar pode atrapalhar a nutrição, hidratação e vascularização da pele. Entenda logo abaixo como o açúcar envelhece a pele e quais são os principais sinais.
O açúcar envelhece a pele produzindo AGEs
O açúcar quando em excesso na corrente sanguínea pode criar alguns radicais livres nocivos à saúde, como os produtos finais da glicação avançada (AGE – Advanced Glycation End-products). Esses produtos se acumulam danificando diversas proteínas, entre elas, duas muito importantes, o colágeno e a elastina, responsáveis por manter a pele firme e com elasticidade.
Atrapalha a ação das enzimas
Uma das proteínas atacadas pelos AGEs são as enzimas antioxidantes naturais, que tem papel principal de reduzir os danos provocados na pele pela ação dos raios UVA e UVB, poluição e outros agressores.
Portanto, sem essas enzimas, a pele se torna mais susceptível ao envelhecimento e estresse oxidativo.
LEIA MAIS:
- 7 Alimentos que te envelhecem mais rápido e você não sabia!
- Qual o melhor protetor solar para você? Descubra aqui!
Afeta o colágeno
Você provavelmente já deve ter ouvido falar do colágeno. Ele é um tipo de proteína responsável pela estabilidade, resistência e elasticidade da pele.
Uma alimentação rica em açúcar leva à degradação de do colágeno tipo 3, que é transformado em colágeno tipo 1. Como resultado a estabilidade e força da pele é diminuída dado que o colágeno tipo 1 é mais fraco que o tipo 3.
Quais sinais podem indicar o envelhecimento da pele
A recomendação brasileira diz que o consumo de açúcar não deve ser maior do que 50 gramas por dia, que se aproxima de 5 colheres de sopa diárias.
Neste caso, se o seu consumo é maior que essa valor de referência, é necessário acender o alerta para identificar se a superfície da sua pele, principalmente do rosto, está se apresentando mais dura e com aspecto oleoso e brilhante.
Em seguida observe se há descoloração de alguns locais, e se você fica marcado com facilidade após pressionar a pele por alguns segundos.
Um outro ponto são as quantidades de linhas e fendas que aparecem nos lábios e contornando todo o rosto.
Por fim, se a sua pele está mais flácida do que o normal, com surgimento de papada, também é um importante sinal.
Como prevenir o envelhecimento da pele causado pelo açúcar
Para diminuir o efeito danoso do açúcar em seu organismos, você pode tomar algumas medidas preventivas.
- Limite o açúcar ingerido: a primeira ação é a mais eficaz e evidente. Evite especialmente os xarope de milho de alta frutose.
- Mantenha-se hidratado: isso vai auxiliar seu corpo a funcionar corretamente. Nesse caso, estamos falando na produção de colágeno e elastina, que necessita de água para ocorrer.
- Suplemente sua dieta: estudos apontam a importância da vitamina B1 e B6 como agentes que ajudam a inibir os AGEs.
- Durma bem: se você quer manter a sua pele saudável e bem, deve garantir que tenha boas noites de sono. É durante esse descanso que o seu corpo vai se regenerar de danos causados durante o dia, agindo contra os efeitos do açúcar e outros agentes no seu organismo.
Gostou desse conteúdo? Acesse o Lê Mundo e leia outros assuntos relacionados ao tema!