Afinal, água com gás faz mal? Veja os benefícios e malefícios da bebida!

A gente sabe que ela tira a vontade do refrigerante, mas será que a água com gás faz mal para a saúde? Saiba agora!

Você já parou para pensar se água com gás faz mal? A gente se faz essa pergunta porque, além de refrescante, ajuda a aliviar aquela vontade de tomar refrigerante. Principalmente se acrescentamos frutas, como limão e laranja. Mas e aí? Quais os benefícios e malefícios deste hábito?

A verdade é que a água com gás, de fato, tornou-se uma alternativa popular ao refri e até a algumas bebidas alcoólicas. Sem dúvidas, é mais saudável que ambas, além de, na maioria das vezes, mais barata.

Porém, como qualquer alimento, é preciso cautela para não consumir em excesso. Deste modo, mais do que saber se água com gás faz mal para a saúde é ter a consciência de ingerir com certa moderação.

Então, água com gás faz mal?

Não necessariamente! Consumir água com gás pura, sem adição de açúcar, no lugar de refrigerante, por exemplo, é uma excelente escolha. Porém, isso vale para as opções não saborizadas artificialmente. Se quiser dar um gostinho, acrescente rodelas de limão ou laranja.

Além disso, é interessante limitar o consumo de água tônica, pois a carbonatação é, normalmente, artificial. Sem falar nos açúcares adicionados que, para ser sincero, fazem bastante mal à saúde.

LEIA MAIS: Você usa o celular no banheiro? Veja 5 motivos para nunca fazer isso!

Bom, sabendo disso, antes de falar quando a água com gás faz mal para a saúde, que tal levantar alguns de seus benefícios? Afinal, além de alternativa mais saudável ao refrigerante, também substitui bem sucos artificiais e demais bebidas energéticas. Por isso:

Ajuda na hidratação

A água com gás é tão hidratante quanto aquela sem bolhas, por isso, não há problema em trocar um ou dois copos de água sem gás pela bebida efervescente. Lembre-se, porém – sem adição de açúcares!

Dá sensação de saciedade

A água com gás prolonga a sensação de saciedade por mais tempo, sobretudo por manter a comida no estômago por mais tempo do que a água comum.

Alivia a constipação

Estudos chegaram à conclusão de que pessoas com constipação após um derrame relataram alívio significativo após duas semanas bebendo água com gás. Além disso, o líquido trouxe alívio também para pessoas com indigestão.

Facilita a substituição do refrigerante

O consumo diário de água com gás engana o cérebro contra os maus hábitos. Você pode usar ervas, frutas ou pepino para realçar o sabor e, sobretudo, se livrar de efeitos colaterais, como danos aos órgãos, sangramento grave e alterações no ritmo cardíaco.

LEIA TAMBÉM: 4 coisas que acontecem no seu corpo quando você toma refrigerante zero

Mas, sim, a água com gás faz mal à saúde nestas situações

A gente viu que há, sim, benefícios em consumir água com gás, por outro lado, há situações nas quais ela faz, sim, mal à saúde. Veja.

  1. Efeitos colaterais indesejados, embora temporários, como arrotos, inchaços, dores de estômago e gases;
  2. Problemas nos dentes devido aos minerais que, por sua vez, podem alterar a esmaltação;
  3. Aumento dos níveis de açúcar e cafeína nas versões artificiais.

Porém, há poucos estudos que comprovem que água com gás faz mal à saúde, exceto aquelas com adição de açúcar e demais componentes artificiais. Então, na dúvida, prefira sempre a bebida pura e, no máximo, acrescida de frutas ou ervas naturais.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!

água