Afinal, o correto é alongar antes do treino ou depois? Entenda!

Entenda qual o alongamento mais recomendado para impedir lesões e também para relaxar o corpo nesta matéria.

A prática de exercícios físicos possui diversos detalhes aos quais devemos prestar atenção, como é o caso dos alongamentos. Certamente, a maioria de nós já sabe que é preciso alongar, porém, devemos alongar antes ou depois do treino? No caso, ambas as modalidades de alongamento têm seus defensores, de modo que iremos investigar as vantagens de cada uma, confira!

Alongamento pré-treino e pós-treino

Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que qualquer modalidade de alongamento, seja no pré-treino ou pós-treino, possui suas vantagens. Desse modo, é possível encontrar especialistas que indiquem uma forma ou outra, o que depende muito também dos objetivos de cada pessoa com o exercício físico.

LEIA MAIS: 4 exercícios eficazes para ficar em forma sem sair de casa

Por exemplo, o alongamento feito no pré-treino tem como principal objetivo evitar possíveis lesões que ocorreriam durante a prática dos exercícios. Com isso, podemos dizer que ele serve como uma forma de preparar e proteger o seu corpo de possíveis lesões. Semelhantemente, no pré-treino, deve-se pensar no aquecimento pelos mesmos motivos.

Já o alongamento após o treino tem outro objetivo, que é justamente relaxar o corpo após momentos intensos de prática de atividade física. Assim, ele ajudará a fazer o corpo retornar ao seu estado pré-treino e também aliviar possíveis dores musculares após o treino. Por isso, ele também é muito recomendado e vale muito a pena.

Qual alongamento devo fazer?

Diante dos argumentos para as duas modalidades, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre qual alongamento utilizar, não é mesmo? Porém, o que acabamos de ver é que as duas modalidades possuem as suas vantagens e podem contribuir muito para o seu bem-estar físico, além de melhorar o seu ritmo de treino e desempenho.

LEIA TAMBÉM: 4 exercícios simples que as pessoas mais erram na academia – e como fazer certo!

Dito isso, é relevante ressaltar que uma modalidade de alongamento não exclui a possibilidade de você fazer o outro. Isso quer dizer que você pode começar o seu treino com alongamentos e aquecimentos, porém não dispensar o alongamento após o treino. Essa prática pode influenciar muito a sua disposição para seguir com a rotina de exercícios.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

corpo humanosexercícios