Todo o dono de gato sabe o que pode ser prejudicial para o seu gato e o que pode não ser prejudicial para ele (ou pelo menos deveria saber). Se você possui plantas em casa, por exemplo, já deve ter percebido que seu gato volta e meia dá uma mordida nelas, come um pouquinho ali, um outro pouquinho lá, e depois se joga em um canto com sol para descansar. De fato, isso é muito mais prejudicial para a sua planta do que para o seu gatinho, visto que se você não possui plantas venenosas para ele, ele estará sempre saudável e comendo suas plantas para ajudar na sua digestão ou qualquer desconforto que ele vá sentir.
Ainda assim, existe uma dúvida bem comum acerca do girassol e se ele realmente pode ser prejudicial ao seu gato. Em síntese, de antemão, dá para dizer que o girassol não é tóxico para o seu gato, no entanto, se ele começar a comer o seu girassol com muita frequência e em grandes quantidades, isso pode ser um risco para o seu pet. Entenda um pouco mais sobre isso.
Girassóis são plantas bem populares que se encontram presente em muitas casas!
Essas flores, cujo nome científico é helianthus annuus, são bem atraentes e apreciadas pelos adoradores de plantas. É uma planta que possui um cheiro maravilhoso e deixa qualquer casa muito mais bonita do que era antes da sua existência. Por isso existe essa dúvida acerca do girassol ser tóxico ou não para os gatos: pelo fato dessa planta ser bem presente em muitos cotidianos.
LEIA MAIS: As 4 melhores plantas para quem tem gato! Confira!
A semente de girassol é tóxica para os gatos?
Como todo o resto da planta, as sementes de girassol, por sua vez, também não são tóxicas para o seu gato. No entanto, é importante que você saiba que mesmo não sendo tóxicas, as sementes não são uma escolha muito positiva de refeição para o seu gato. As sementes são duras e difíceis de serem mordidas. Essas sementes, portanto, podem ou asfixiar o seu gatinho dependendo do tamanho delas, ou até mesmo quebrar um dente dele. Evite esse tipo de alimento para o seu gato.
O óleo de girassol pode ser tóxico para o meu gato?
Assim como o girassol e a semente de girassol, o óleo de girassol também não é tóxico para o seu gato, pode ficar tranquilo(a). Na realidade, o óleo de girassol é rico em ácidos graxos ômega-6, sendo até um pouco benéfico para o seu gato e para a saúde dele. Na realidade, ingerir óleos de girassol em quantidades limitadas, fazendo parte de uma dieta equilibrada, não irá causar dano algum ao seu gatinho. Porém, acredito ser importante enfatizar que a ausência desse óleo na dieta dele também não fará falta alguma.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais são os alimentos perigosos para gatos!
Em síntese, a suplementação à base de qualquer óleo na dieta do seu gatinho irá adicionar calorias nele. Quando dado em excesso, seu gato pode ficar bem gordinho com o excesso de gordura. Por mais que o gato fique extremamente fofo e lindo gordinho, o excesso pode sim ser prejudicial à saúde do seu gatinho.
Destarte, é importante destacar que às vezes é bom focar no básico para manter o seu gato com o estado de saúde mais adequado. Seu gato precisa de água corrente para beber, visto que eles não gostam de tomar água parada. Geralmente acabam ficando desidratados e só tomam água por necessidade. Invista em uma ração sem corante e de qualidade, que deixe a pelagem linda e que contenha todos os nutrientes necessários para que seu gatinho se desenvolva e fique extremamente saudável. Se for adicionar qualquer suplemento na dieta dele, consulte um especialista antes.
Agora que você sabe que o girassol não é tóxico para gatos, pode ficar mais aliviado. Continue explorando o Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este.