16 alimentos bons para o colesterol alto que você deve incluir já na dieta! 

O segredo para controlar o problema está na alimentação saudável 

Não é segredo para ninguém que a dupla alimentação saudável e exercícios físicos é imbatível para controlar as taxas do colesterol LDL, o dito colesterol ruim. Mesmo que seja necessário recorrer a medicamentos, incluir estes 16 alimentos bons para o colesterol alto na sua dieta é a garantia para melhor qualidade de vida. 

Manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em equilíbrio é importante para evitar problemas sérios, por exemplo, derrame cerebral e infarto. Além disso, o colesterol alto pode causar aneurisma, trombose e outras doenças por ficar acumulado nas paredes internas das artérias.

Então, para eliminar de vez estes riscos, confira uma lista com alimentos bons para o colesterol alto que você deve incluir já na sua dieta.

16 alimentos bons para o colesterol alto

Peixes

Os peixes são fontes de ômega-3, gordura boa que reduz os níveis de colesterol total e triglicerídeos do sangue. Assim, diminuem as chances de formação dos coágulos e o sangue fica mais fluido, prevenindo doenças cardiovasculares por regular a circulação.  

Se possível, consuma o peixe grelhado ou assado, para preservar os nutrientes, além de evitar o risco com a adição do óleo e mais gordura. 

Azeite

O azeite é rico em ácido oleico, que controla as taxas de colesterol, ajuda o aparelho cardiocirculatório e reduz a taxa glicêmica. Assim, é bom para proteger contra doenças cardíacas e diabetes tipo 2. 

Chocolate amargo

Notícia boa saber que o chocolate amargo é um dos alimentos bons para o colesterol alto, hein? Rico em flavonoides, diminui o LDL se consumido em porções de 30 gramas diárias. Sua vantagem sobre os demais é levar mais cacau e menos açúcar em sua composição. 

Cevada

A cevada, assim como outros grãos integrais, por exemplo, farelo de aveia, reduze os riscos de doenças cardíacas pela quantidade de fibras solúveis.   

Oleaginosas

As oleaginosas em geral, como nozes e castanhas, têm antioxidantes, cujas propriedades combatem o envelhecimento e as doenças coronárias. Além disso, são ricas em arginina, um vasodilatador que contribuir com a redução dos riscos de doenças cardíacas.  

A dica é comer de duas nozes por dia para contribuir com a ligeira redução de LDL. 

Aveia

A aveia é rica tanto em fibras insolúveis quanto em betaglucana, um tipo de fibra solúvel que retarda o esvaziamento gástrico. Isso melhora a circulação, e inibe a absorção do colesterol e concentração dos lipídios, entre outros benefícios. 

Uma dica é comer uma tigela de aveia logo pela manhã, adicionada a frutas, por exemplo, morango. Além disso, o indicado é consumir de cinco a dez gramas de fibra solúvel por dia.   

LEIA MAIS:

Berinjela

A berinjela, além de muito prática, é um vegetal de baixo valor calórico e um dos alimentos bons para o colesterol alto. Isso porque é mais uma fonte de fibra solúvel. 

Frutas Cítricas

As frutas cítricas em geral, como morango, uva, maçã e laranja, são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel, e flavonoides, dos quais até já falamos. Como diminuem os níveis de LDL, limitam a absorção no intestino. 

Alcachofra

A alcachofra entra na lista de alimentos bons para o colesterol alto graças à ação das enzimas que reduzem os níveis de colesterol e triglicérides, bem como diabetes e obesidade. 

Linhaça

A linhaça também é rica em ômega-3 e evita a formação de coágulos ao reduzir as taxas de LDL e colesterol total, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de HDL.     

Canela

Você sabia que ingerir meia colher de sopa de canela, todos os dias, também reduz o colesterol ruim? Estudos indicam que isso se deve à presença de antioxidantes na especiaria. 

Vinho

Outra notícia boa, desta vez, para os amantes do vinho! Ingerir de uma a duas doses por dia eleva cerca de 12% os níveis de HDL, mais ou menos o mesmo da prática de exercícios (o que não significa que você não deva fazê-los). 

Isso se deve, mais uma vez, à presença dos flavonoides, cujas propriedades antioxidantes, anticoagulantes e vasodilatadoras favorecem o não acúmulo das placas. 

Açaí

Ainda que seja rico em gordura, o açaí tem gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, consideradas benéficas por equilibrarem as taxas de HDL e LDL. Assim, protegem o coração de problemas, como infarto. Porém, o ideal é consumi-lo in natura, sem aqueles adicionais que a gente teima em colocar.  

Soja

A soja é outro dos alimentos bons para o colesterol alto porque aumenta níveis de HDL ao mesmo tempo em que reduz o LDL. Ou seja, promove o equilíbrio entre as duas taxas. Além do mais, controla problemas hormonais durante a menopausa e protege contra infecções. 

Por fim, o mesmo vale para os alimentos provenientes da soja, como tofu e leite. 

Chá verde

O chá verde é rico, adivinhe, em flavonoides, aqueles ricos em antioxidantes que protegem contra a formação de coágulos. 

Abacate

Ainda que seja calórico, o abacate está entre os alimentos bons para o colesterol alto graças às gorduras monoinsaturadas, que reduzem os triglicérides. Mas, também deve ser consumido com moderação. 

 

Os alimentos bons para o colesterol alto listados acima são fáceis de encontrar e, salvo algumas exceções, acessíveis do ponto de vista orçamentário. Portanto, procure incluir o máximo deles em sua dieta para adotar hábitos alimentares mais saudáveis e, assim, ter mais qualidade de vida.  

 

alimentaçãobem-estarsaúde
Comments (0)
Add Comment