Quando estamos sob estado de estresse, dizem que as melhores formas de lidar com essa questão é fazer exercícios, dar mais tempo para as atividades que gostamos de fazer ou até mesmo começar a praticar meditação.
No entanto, o que comumente é ignorado é que alguns alimentos que ingerimos podem ser uma maneira simples e eficaz de lidar com o estresse. Isso é o que aponta uma pesquisa publicada por um grupo do APC Microbiome Ireland.
Na realidade, de acordo com esse estudo, descobriu-se que fazer a ingestão de alimentos fermentados e que possuem fibras cotidianamente, por somente quatro semanas, pode ter um efeito significativo na redução dos níveis de estresse.
Segundo a pesquisa, como a alimentação influencia na diminuição do estresse?
Na última década, inúmeras pesquisas vem demonstrando que a dieta está diretamente ligada à saúde mental das pessoas. Nesse sentido, uma dieta saudável pode impactar diretamente na redução do risco de diversas doenças mentais comuns.
Embora os mecanismos que dão sustentabilidade ao efeito da dieta na saúde mental ainda não sejam completamente compreendidos pela ciência, existe a explicação de que essa ligação se dá por meio da relação entre o nosso cérebro e o nosso microbioma, as trilhões de bactérias que vivem em nosso intestino.
Essa ligação faz com que o cérebro e o intestino estejam em constante sintonia, permitindo que funções corporais essenciais como a digestão e o apetite ocorram.
LEIA MAIS: Como intestino controla todo o seu corpo? Entenda!
A proposta do estudo
Como ainda não está claro como a mudança na dieta pode influenciar nos níveis de estresse, para testar isso, o estudo recrutou 45 pessoas saudáveis com dietas relativamente baixas em fibras. As pessoas possuíam idade entre 18 e 59 anos, sendo que mais da metade da amostra era composta por mulheres. Além disso, os participantes integraram dois grupos, que receberam aleatoriamente uma dieta durante as quatro semanas de estudo.
Ocorre que cerca da metade recebeu uma dieta baseada em fibras e alimentos fermentados, enquanto o outro grupo fez uma dieta placebo. As pessoas que seguiram a dieta baseada em alimentos com fibras e fermentados sentiram-se menos estressadas em comparação às demais. Além disso, outra melhoria que se pôde observar foi a qualidade do sono dos indivíduos, que aumentou significativamente com a dieta.
Conclusão da pesquisa
Conforme os resultados, pode-se dizer que uma dieta com quantidade significativa de fibras e alimentos fermentados pode de fato causar melhoras no estresse e no sono, protegendo diretamente a saúde mental no longo prazo. No entanto, é preciso destacar que, embora os resultados da pesquisa tenham sido promissores, é necessário entender que o número de amostra estudado foi pequeno.
Além disso, a duração do estudo também foi curta, o que pode acabar limitando um pouco as observações feitas. Por isso, estudos a longo prazo ainda são essenciais. Por fim, a pesquisa também se limitou a analisar indivíduos que estavam com a saúde em dia, saudáveis. Então, isso significa que os resultados dessa dieta em pessoas que não estão saudáveis não foram documentados.
Por fim, se você quiser entender de forma mais profunda como a pesquisa trabalhou, como foi construída a metodologia de pesquisa, e conferir todos os dados na íntegra, basta acessar esse link aqui.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!