Saiba quais são os alimentos perigosos para gatos! 

Se for alimentar o gatinho além da ração, saiba quais alimentos ficam fora da lista.

Como é bom ter gatinho em casa, não é? Ao contrário do que muita gente fala, os gatos não são nada traiçoeiros e expressam seu amor de uma forma muito particular. Tanto que invariavelmente seus tutores caem na armadilha dos olhinhos do gato de botas e dão comida de humano para os bichanos. Pois saiba quais os alimentos perigosos para gatos e evite dá-los a eles mesmo que “peçam”.  

O ideal é manter a alimentação do pet restrita à ração, inclusive a seca e úmida para favorecer as funções renais. Porém, há frutas e outros alimentos que podem ser dados aos gatos, ainda que de forma moderada. O que não pode mesmo é dar aquele pão de queijo que eles miram com olhar de pidão, por exemplo.  

Obviamente, qualquer dieta alimentar deve ser adotada sob prescrição de um profissional veterinário. Então, para evitar riscos à saúde do seu bichano, confira os alimentos potencialmente perigosos para gatos. 

14 alimentos perigosos para gatos

Chocolate

Chocolate é gostoso? É! Mas, é também fatal para gatos e, também, cachorros! A causa disso é a presença da cafeína e teobromina, substâncias venenosas para os animais. O alimento pode provocar fraqueza, vômitos, convulsão, febre, problemas cardíacos, coma e levar à morte! 

LEIA MAIS:

Leite e derivados

Sabe aquela figurinha fofa do gatinho tomando leite no pires? Esqueça! O leite e seus derivados fazem mal aos bichanos devido à intolerância a lactose. Como consequência, pode causar vômitos, diarreia e dor de barriga. 

Peixes enlatados

Abra uma lata de sardinha ou atum para ver a mágica acontecer! O gato brota, literalmente, do chão devido ao cheiro! Só que você precisa resistir porque alimentos processados fazem muito mal aos pets devido à alta concentração de sódio e temperos. Ah, e ainda sobre o atum, mesmo que in natura, o excesso causa envenenamento por mercúrio.  

Abacate

O abacate é rico em gordura e, por isso, provoca diarreia e vômitos, reações potencialmente ofensivas ao sistema digestivos do felino. O mesmo raciocínio vale para qualquer gordura animal que, além disso, levam à obesidade e desenvolvimento de pancreatite, entre outros problemas gastrointestinais. 

Carne crua

Ainda que os gatos sejam carnívoros, dar-lhes carne crua é perigoso pelos riscos de intoxicação alimentar e contaminação. A depender da procedência da carne, bem como sua conservação, há propensão para salmonela e parasitoses.  

Doces

Alguns memes ou vídeos virais circulam pela internet mostrando gatinhos comendo bolos e doces. Nada mais errado! O açúcar em excesso, assim como acontece nos humanos, pode provocar diabetes e obesidade. 

Ovo cru

Ok, comer ovo cru parece repugnante, à primeira vista, mas a verdade é que os pets acham irresistível dar aquela lambidinha na casca do alimento. Pois, não devem! O ovo reduz a absorção da vitamina B, indispensável para o organismo, devido à presença de avidina.  

Uva

A uva, incluindo a uva passa, assim como o chocolate, é um dos alimentos mais perigosos para os gatos por causar problemas renais que levam à morte. 

Álcool

Parece absurdo, mas tem gente que acha engraçado dar uma cervejinha para o pet, só para fazer vídeos da internet. Uma brincadeira que pode custar a vida do bichano por causar problemas hepáticos, como cirrose, e problemas cerebrais também. Então, é importante inclusive deixar garrafas e latas fora do alcance, ok? 

Cebola e alho

Um dos motivos para não dar restos de comida para os pets é a presença de alho e cebola no preparo. Os dois temperos atacam as hemácias, acarretando anemia. Também podem causar a gastrite por agredir as paredes estomacais. 

Tomate

O tomate faz mal para os gatos devido à presença da solanina, substância tóxica e fatal, ainda que em pequenas quantidades.  

Café

Nada de chamar o gato para tomar um cafezinho da tarde, hein? O alimento causa convulsões, aumenta a atividade cardíaca e leva à hiperatividade. Também são proibidas outras bebidas energéticas, além de chás. 

Pão

O pão tem baixo valor nutricional, então, nem tem sentido adotá-lo na dieta do gato. Além disso, a massa de pão crua e a levedura podem causar problemas digestivos.  

Ração para cachorro

Tá aqui um ponto meio difícil de controlar para quem tem muitos pets em casa. Como as vasilhas ficam expostas juntas, de vez em quando, o gato vai lá e dá uma beliscada na ração do cachorro. Uma provinha aqui e outra ali, muito raramente, até não faz mal, porém, as dietas são completamente diferentes. 

A ração do gato contém ácido araquidônico, taurina e vitamina A, importantes para os felinos. Então, o ideal é evitar até mesmo essas provinhas, hein? E ó, o mesmo vale para rações de outras espécies, hein? Gato come o quê, então? Ração para gato!

Outros alimentos perigosos para gatos são o alho-poró, o xilitol, castanhas, nozes, amêndoas e a macadâmia. Anotou todos eles? Evite deixar qualquer um deles ao alcance para preservar a saúde do bichano. E lembre-se: busque sempre a orientação de um profissional veterinário para estruturar a dieta do seu pet!

Comments (0)
Add Comment