Confira os principais alimentos prejudiciais ao fígado!
Sem sombra de dúvidas, o fígado está na lista dos órgãos mais importantes do corpo humano. Pois, o objetivo do mesmo, é desempenhar várias funções que são primordiais para o nosso organismo.
Contudo, caso seja ingerido excesso de gordura, açúcar ou calorias em geral, esses fatores podem ser algo totalmente nocivo para a saúde do órgão.
Por conta disso, é de suma importância conhecer quais alimentos são prejudiciais e devem ser reduzidos ou retirados do seu consumo com grande o objetivo de trazer benefícios e melhorar a saúde do seu fígado.
Quer saber quais? Siga a leitura deste artigo.
4 Alimentos Prejudiciais Ao Fígado
Álcool
Primeiramente, esse é o “vilão” que atinge a maioria das pessoas. O álcool é uma das substâncias mais prejudiciais ao fígado, interferindo diretamente no seu funcionamento.
Primeiramente, ele será tratado como um veneno, uma intoxicação no nosso corpo. Portanto, o nosso corpo entende que ele deverá ser eliminado e essa será a prioridade do fígado.
Então, ao ser ingerido, o álcool causa vários danos no tecido hepático e assim auxilia o acúmulo de gordura no órgão.
Além disso, como o órgão irá priorizar a eliminação do álcool do nosso organismo para que ocorra a detoxificação, os outros processos que também dependem do fígado ficarão lentificados e prejudicados.
Sal e açúcar
Basicamente, isso não é dúvida para ninguém, mas vale a pena ser mencionado.
A ingestão excessiva de alimentos que possuem sal ou açúcar em uma quantidade elevada dificultará o funcionamento do fígado.
Tanto o sal ou açúcar irão fazer com que o órgão converta o alimento ingerido em gordura e ele irá armazenar de forma incorreta esses nutrientes. Portanto, existirá um grande risco de se desenvolver o fígado gorduroso, também conhecido como esteatose hepática.
Refrigerantes e energéticos
Também, assim como o álcool, o refrigerante e energéticos são bebidas altamente nocivas para o nosso fígado.
Esses tipos de bebidas são riquíssimas em frutose ou xarope de milho e, ao serem ingeridos em quantidade, poderão trazer sérios riscos, além de facilitar o desenvolvimento de infecções e inflamações no órgão.
Fast food
Definitivamente, esses tipos de refeições que são feitas em restaurantes de fast food são umas das piores. Pois são formadas por ingredientes e alimentos específicos para o preparo na hora. Além de possuírem aditivos para aumentar o nível de durabilidade do produto. Portanto, possuem bastante conservantes e gorduras trans.
Diante disso, ao ingerir constantemente esse tipo de alimento, existe um grande risco de desenvolver as doenças hepáticas. Isso se dá pelo fato de que as gorduras irão se acumular no fígado e, consequentemente, deixar o órgão sobrecarregado.
LEIA MAIS:4 alimentos que deixam o seu corpo inflamado e que você deve evitar!