Quais os alimentos que dão cólicas no bebê? Confira os 6 Principais!

Evite que o seu bebê fique com cólica, descubra alimentos causadores desse desconforto

Confira aqui quais são os alimentos que dão cólicas no bebê!

Certamente, na maioria dos bebês que possuem em torno de 1 a 3 meses de idade, as cólicas são um dos vários desconfortos que costumam deixar as mamães desesperadas.

E mesmo assim, o motivo causador dessa situação ainda é pouco conhecido. Na verdade, o processo tem resolução espontânea com o avançar da idade, em geral, passando até os 4 meses de idade.

Além disso, se sabe que as chances de ter esses episódios aumentam com o parto cesáreo e desmame precoce.

Porém, existem alguns especialistas que afirmam, que os alimentos são um dos principais causadores desse tipo de cólicas no bebê. Mesmo que não exista muitos assuntos com esse tema!

LEIA MAIS: 4 alimentos que deixam o seu corpo inflamado e que você deve evitar!

A Alimentação e as Cólicas No Bebê

O bebê nos primeiros meses, possui o seu corpo em estado ainda imaturo, o sistema digestivo não seria diferente.

Por conta disso, a maioria dos alimentos que são cedidos nesse período, devem ser observados com bastante atenção para não surtir problemas no seu pequeno intestino.

Além disso, o leite materno tem diversos benefícios em relação a essas cólicas. Ainda, a exclusão de alimentos alergênicos da dieta materna tem mostrado redução significativa desses episódios.

Sendo assim, continue a leitura e descubra quais alimentos que dão cólicas no bebê.

Alimentos Que Dão Cólicas No bebê

Chocolate

Primeiramente, vem o chocolate.  Isso mesmo, esse tipo de alimento pode contribuir bastante para que os bebês tenham cólicas!

Isso se dá, pelo fato de que o chocolate  possui proteínas do leite, já que é um dos ingredientes presentes na sua composição. Além de ser um ingrediente alergênico, não é bem aceito pelo intestino da criança.

Cafeína

Além disso, existe cafeína em alguns tipos de chocolate. Essa substância não é recomendada para os bebês nos primeiros meses de vida. Pois a cafeína irá afetar o desempenho dos órgãos, na circulação sanguínea e na contração dos vasos . Portanto, consequentemente fará com que o bebê sinta muitas cólicas.

Leite

Em hipótese alguma dê leite ao bebê!

Calma, não estou me referindo ao leite materno, é o da vaca.

Pois basicamente ele contém uma proteína diferente do leite da mãe. Então, consequentemente poderá causar uma reação adversa em todo o organismo do bebê.

Sendo assim, irão formar gases e grande aumento dos movimentos do intestino, o que chamamos de borborigmos e movimentos peristálticos.

Então, como um dos seus principais efeitos colaterais,poderá trazer grande desconforto ao bebê com as cólicas frequentes.

Carnes vermelhas

Diante disso, as carnes vermelhas consumidas pelos bebês ficam por um longo tempo dentro do corpo,  na tentativa de fazer a digestão.

Então, pense, se a digestão de carnes vermelhas já é difícil para adultos, imagine para os bebês?

Contudo, pela demora na sua digestão, ocorre a fermentação no intestino e, consequentemente, o surgimento de novas cólicas.

Oleaginosas

Antes de mais nada, uma dica é você manter a alimentação da mamãe mais saudável e a do bebê também. Portanto, retire os alimentos alergênicos da dieta materna e isso inclui as oleaginosas!

Outros Alimentos Alergênicos

Por fim, outros alimentos alergênicos também devem ser excluídos, como os ovos e o trigo.

Além disso, o leite materno será um grande fornecedor de nutrientes que o bebê irá precisar. Sem contar que também protege contra várias doenças crônicas futuras, assim como de alergias crônicas.

LEIA MAIS: Os 6 alimentos que mais causam gases: confira quais são!

alimentação saudávelalimentoscólicacólica no bebê
Comments (0)
Add Comment