Muitas pessoas já experienciaram a sensação de sonolência depois de um jantar ou um almoço. De fato, depois de fazer a ingestão de comida, nosso corpo pode acabar ficando mais sonolento, expressando cansaço.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem alguns alimentos que podem causar muito mais sensação de sonolência, ajudando aqueles que possuem problema de insônia, por exemplo.
Nesse sentido, se você é uma pessoa que anda com dificuldade de dormir nos últimos dias, fique tranquilo que esse texto foi feito para você. Confira aqui alguns alimentos que melhoram a qualidade do sono.
Alimentos que melhoram a qualidade do sono
Kiwi
O kiwi é uma fruta pequena e oval popularmente associada à Nova Zelândia, embora essa fruta seja cultivada em vários países. De fato, existem muitas variedades de kiwis, sendo verdes, amarelos, etc.
Além disso, a fruta possui uma quantidade significativa de vitaminas e minerais. De acordo com pesquisadores, o kiwi é um alimento que pode melhorar na qualidade do sono devido a suas propriedades antioxidantes, bem como à concentração de serotonina.
LEIA TAMBÉM: Kiwi: é mais saudável comer com ou sem a casca? Descubra agora o que você deveria fazer!
Nozes
Nozes como amêndoas, nozes, pistache e castanha de caju, muitas vezes são consideradas um bom alimento para ajudar a dormir. Ocorre que as nozes possuem melatonina bem como minerais essenciais como magnésio e zinco, que são fundamentais para uma série de processos corporais.
Arroz
Alguns estudos de ingestão de carboidratos e sono tiveram resultados mistos em geral, no entanto, algumas evidências ligam a melhora da qualidade do sono ao consumo de arroz.
Um estudo feito no Japão constatou que pessoas que comiam arroz regularmente dormiam melhor que as pessoas que comiam mais macarrão e pão.
Proteínas magras
As proteínas magras, podem ser encontradas em alimentos como queijo com baixo teor de gordura, frango, peru e peixe. Esses alimentos, de forma geral, são ricos em aminoácido triptofano que também pode ser encontrado em claras de ovos, soja e sementes de abóbora.
Esses alimentos ajudam diretamente na melhora da qualidade do sono.
Chá de camomila
O chá de camomila é bem popular por ser conhecido como um chá calmante e que possui muitos benefícios à saúde.
Além disso, esse chá é bem conhecido por suas flavonas. Essas flavonas são uma classe de antioxidantes que reduzem a inflamação, atuando também diretamente, no auxílio contra a insônia.
Suco de tart cherry
O suco de tart cherry (cereja tart) possui alguns benefícios impressionantes para a saúde. Uma porção desse suco de 240 mililitros possui 17% do potássio que uma mulher precisa a cada dia e 13% do potássio que um homem precisa a cada dia.
Além disso, esse suco também é conhecido por promover a sonolência, inclusive, foi até estudado para compreender melhor o seu papel no alívio da insônia.
Chá de maracujá
O chá de maracujá é outro chá de ervas que vem sendo utilizado, de forma tradicional, para tratar diversas doenças.
Além disso, o maracujá possui potencial para reduzir a ansiedade, conforme apontam alguns estudos. Existem evidências de que o maracujá aumenta a produção de ácido gama-aminobutírico (GABA) o que ajuda diretamente no combate contra a insônia.
Aveia
Semelhante ao arroz, a aveia é rica em carboidratos com um pouco mais de fibra. Nesse sentido, também é um alimento que ajuda a melhorar a qualidade do sono.
LEIA MAIS: Por que temos insônia? 5 causas comuns de acordo com a ciência!
Banana
As cascas de banana contém o triptofano e a própria fruta, também, é uma fonte modesta de magnésio. Ambas essas substâncias ajudam diretamente no combate contra a insônia.
Produtos lácteos
Os produtos lácteos, de modo geral, como o leite e o queijo, são fontes conhecidas de triptofano, também. Nesse sentido, foi provado que essas substâncias auxiliam diretamente no sono.
Gostou de conferir os alimentos que melhoram a qualidade do sono? Então continue navegando pelo Lê Mundo para acessar mais conteúdos interessantes como este!