Você sabia que a alimentação tem forte influência na qualidade do sono do seu bebê? Sim, assim como acontece com adultos, existem alimentos que prejudicam o sono do bebê e crianças pequenas. Ao mesmo tempo, há aqueles que ajudam o neném a dormir melhor.
A privação do sono indiscutivelmente tem alto custo mental e físico tanto para os pais quanto os bebês. Sem falar nos malefícios à saúde. A grande questão é que, cada vez mais, nota-se crianças insones, algo que até pouco tempo era uma caraterística exclusiva dos adultos.
Pois saiba que a nutrição afeta o sono, logo, existem alimentos que o prejudicam e devem ser evitados. Por outro lado, há alguns que podem ajudar. Basta que você entenda essa relação intrínseca entre alimentação e horas de sono tranquilo para o bebê.
Por que há alimentos que prejudicam o sono do bebê?
Existem alimentos que podem ajudar o bebê a dormir mais tranquilo, enquanto outros exercem o efeito oposto. A influência nos padrões de sono está no aumento dos níveis de açúcar no sangue e cortisol, o hormônio do estresse, à noite. Isso entra em conflito direto com a produção do hormônio do sono, a melatonina.
De forma simplificada, alimentos que dão energia à criança, como aqueles que contenham açúcar e cafeína, fatalmente vão tirar o sono.
Já alimentos ricos em carboidratos complexos e no aminoácido triptofano, por exemplo, ajudam na produção da melatonina e liberação de insulina. Consequentemente, ajudam o bebê ou a criança a adormecer. Há, ainda, evidências de que baixos níveis de ômega-3 e alta ingestão de gordura saturada também prejudicam o sono.
Outro aspecto importante a observar diz respeito ao horário das refeições. O ideal é evitar que o bebê ou a criança pequena tenha refeições pesadas no prazo inferior a duas horas antes de dormir. Caso contrário, a temperatura corporal central aumenta com a elevação da taxa metabólica e estimula a digestão, causando a interrupção de produção da melatonina.
Que alimentos atrapalham o sono do bebê?
Primeiro, vamos falar sobre os alimentos que devem ser evitados antes de dormir para garantir noites de sono mais tranquilas.
Frituras
Ricas em gorduras saturadas, as frituras estão associadas ao sono mais leve e a tendência a acordar no meio da noite. Como resultado, o bebê ou criança acorda mais cansado.
Cafeína
A cafeína não está presente apenas no café! Se a criança costuma tomar refrigerante no jantar, possivelmente terá problemas para dormir.
Chocolate
O chocolate contém cafeína, estimulante bem conhecido por manter acordado ao inibir a atividade do GABA e adenosina, neurotransmissores importantes para a sensação de sonolência.
Açúcar
Doces aumentam os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, dão mais energia, ou seja, a criança demora mais a dormir. Além disso, podem estimular a liberação de cortisol, que também contribui com a dificuldade de adormecer.
Alimentos picantes
Crianças menores de um ano não devem ingerir alimentos picantes por causarem distúrbios gastrointestinais.
Cereais matinais
Não ceda aos pedidos da criança para comer aquele cereal que ela adora consumir pela manhã! Os cereais matinais são ricos em açúcar e, como já mencionamos, aumentam os níveis de energia e cortisol. Substitua por aveia, que é mais favorável ao sono.
Queijo
Logo mais, veremos que os laticínios são amigos do sono, mas tem uma exceção: o queijo! Isso porque possui tiramina, aminoácido que ativa o cérebro e, por isso, causa a insônia.
Embutidos
Carnes processadas, em geral, demoram a ser digeridas pelo teor de proteínas e gorduras, então, devem ser evitadas. Isso inclui salsicha e linguiça.
LEIA MAIS:
- 6 Alimentos para ter uma excelente noite de sono! Confira!
- Tomar melatonina é bom? Entenda os riscos e se você deveria tomar!
Alimentos que ajudam o bebê a dormir
Agora que você já sabe que alimentos devem evitar à noite, que tal conferira quais são os que favorecem um soninho tranquilo para o seu bebê?
Linhaça ou peixes oleosos
Os peixes oleosos são fontes de ômega-3, mais precisamente, nas duas formas ativas – EPA e DHA, cujo desequilíbrio é associado à diminuição da qualidade do sono em crianças. E nem é preciso exagerar: uma porção por semana para o bebê já é suficiente. Nozes, sementes de linhaça e algas marinhas também são fontes de ômega-3.
Cerejas
Além de deliciosas, as cerejas aumentam a produção de melatonina. Lembre-se apenas de tirar as sementes antes de servi-las ao bebê!
Aveia
Lembra que recomendamos substituir o cereal matinal pela aveia? Ela é fonte de carboidratos que, por sua vez, ajudam no processo que faz com que o triptofano seja convertido em melatonina.
Banana
Rica em carboidratos, triptofano e magnésio, atua tanto na produção de melatonina quanto no relaxamento muscular e nervoso. Tudo isso acalma e leva à sensação de sonolência.
Laticínios
Laticínios também são fonte de triptofano que, ao atingir o cérebro, libera insulina. Assim, ajuda no processo de conversão de serotonina em melatonina. Consequentemente, auxilia o ritmo circadiano natural ligado ao padrão de sono. Um iogurte ou leitinho morno antes de dormir sempre cai bem.
Além dos alimentos acima, também são ricos em triptofano:
- folhas verdes
- carnes brancas
- ovos
- tofu
- derivados da soja
Os efeitos são potencializados quando associados a alimentos ricos em carboidratos, como pãezinhos, abóbora e arroz – mas, não em excesso, hein?
LEIA MAIS:
- Banana é bom para quê? Conheça 4 benefícios da fruta!
- 4 coisas que acontecem no seu corpo quando você para de tomar leite! Confira!
Como ajudar o bebê a dormir melhor?
Além da alimentação, alguns hábitos familiares podem atrapalhar nos hábitos de sono da criança. Por isso, vale a pena modificar costumes nocivos até para os adultos, como assistir televisão até tarde ou ficar ligado no tablet e videogames. Outras dicas interessantes são:
- tomar um banho morno antes de dormir
- se acostumar a dormir do lado esquerdo para facilitar a circulação e oxigenação do cérebro
- oferecer bastante água ao longo do dia
- priorizar alimentos orgânicos e frescos
Em suma, ao mesmo tempo em que há alimentos que prejudicam o sono do bebê, existem aqueles que ajudam a dormir melhor. Além disso, alguns hábitos saudáveis podem ser adotados para melhorar o padrão de sono não só da criança, como da família em geral.
Gostou desse artigo? Então confira muitos outros assuntos no site Lê Mundo!