Se você é um tutor de cães, deve saber que eles são bem oportunistas quando o assunto é colocar as patinhas em uma saborosa guloseima. No entanto, nem todos alimentos e bebidas podem ser consumidos pelos cães, uma vez que alguns podem ser prejudiciais aos nossos amigos de quatro patas.
Nesse sentido, como o intuito de te ajudar a manter seu cão o mais distante possível de alimentos que podem fazer mal à saúde dele, separamos alguns que você precisa conhecer, para deixá-los bem longe do seu companheiro.
Confira aqui alguns alimentos tóxicos para os cães
Chocolate
Esse primeiro alimento está no topo da lista e é o mais conhecido entre as pessoas. Mesmo assim, é sempre importante deixar claro que os cães não podem fazer a ingestão de chocolate. Isso porque, por mais sedutor que esse doce seja para os humanos e até para os cães, ele é um alimento muito venenoso para nossos bichinhos.
Ocorre que o chocolate contém em sua fórmula um estimulante chamado teobromina. Inclusive, o chocolate meio-amargo tem um teor bem maior desse estimulante do que o chocolate ao leite, por exemplo. Assim, a teobromina é completamente tóxica para os cães, podendo lhes causar insuficiência renal. Portanto, dependendo da quantidade de chocolate que seu cachorro ingerir acidentalmente, pode ser fatal. Evite deixar chocolate perto desses animais.
LEIA MAIS: Planta tóxica para cachorro: 6 espécies venenosas para os pets!
Cebola, cebolinha e alho
Muitas pessoas não sabem disso, mas a cebola e a sua família, sejam secas, crus ou cozidas, são particularmente muito tóxicas aos cachorros. Se o cão fizer a ingestão desses alimentos, pode ter irritações gastrointestinais e sofrer danos nos glóbulos vermelhos. Além disso, vale destacar que os sinais dessas doenças nem sempre aparecem de forma imediata, ocorrendo depois de um tempo da ingestão.
Por isso, é importante sempre ficar de olho nas possíveis chances de o seu cão ter ingerido esses alimentos indevidamente. Caso desconfie, leve seu pet direto para um veterinário, para tratar o mais rápido possível dessa questão.
Abacate
Esse é outro alimento que quase ninguém desconfia ser prejudicial aos cães. No entanto, o abacate é um alimento extremamente venenoso para nossos amigos caninos. Ocorre que, em suas folhas, frutas e sementes, o abacate possui uma substância chamada persina. Essa substância, quando consumida por um cachorro, pode causar vômitos e diarreias. Por isso, é importante deixar esse tipo de alimento sempre longe do seu animal.
LEIA TAMBÉM: 7 dicas essenciais para criar um cachorro em apartamento
Adoçante artificial
O organismo humano possui uma forte queda e desejo por doces, como chicletes, bebidas adocicadas, e quase todos os produtos que possuem gordura e açúcar na composição. No entanto, a maioria das guloseimas que costumamos comer e encontrar nos mercados possui uma quantidade significativa de adoçantes artificiais misturados nas fórmulas. Se ingeridos, esses adoçantes artificiais são extremamente perigosos para os cães.
Ocorre que os adoçantes artificiais possuem em sua fórmula uma substância que pode levar à hipoglicemia nos cães, provocando insuficiência hepática e distúrbios de coagulação do sangue. Ou seja, os adoçantes artificiais são muito venenosos para esses animais. Portanto, considerando isso, não deixe seu cão chegar perto de nenhum alimento que contenha adoçantes artificiais na composição.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!