Apesar de existirem várias espécies formando a biodiversidade em nosso planeta, possuem diversos animais perto da extinção, o que é bastante preocupante e relevante para a evolução da vida na Terra.
Isso porque, ao longo do processo evolutivo, algumas espécies de animais se ramificam várias vezes e estão presentes até hoje, enquanto existem outras espécies que são as últimas do seu gênero e podem ser extintas em qualquer momento.
Portanto, confira a seguir a lista que separamos com 5 animais que estão perto da extinção!
5 animais perto da extinção
Coala
O nome científico do coala é Phascolarctos cinereus e, por isso, ele está relacionado com o vombate e o canguru. Sendo um dos animais mais emblemáticos da Austrália, ele se alimenta de folhas de eucalipto.
Além disso, um fato bem curioso é que os coalas, assim como os primatas, são os únicos animais que possuem impressos digitais igual aos humanos. No entanto, em fevereiro de 2022, o governo australiano divulgou que eles estão correndo risco de extinção.
LEIA MAIS: O Brasil tem vulcão, ou já teve? Descubra agora!
Ornitorrinco
Conhecido por ser um das espécies mais diferentes do mundo, o ornitorrinco se enquadra na classe dos mamíferos. É um animal aquático, peludo, com bico e possui uma aparência bem característica.
Além disso, os seus pelos representam os mamíferos, mas ele põe ovos, assim como os répteis. Entretanto, infelizmente, ele está perto da extinção atualmente.
Lobo-guará
Sendo o maior canídeo de toda a América do Sul, o lobo-guará lembra uma raposa com pernas bem alongadas e ele faz parte de uma espécie que é bastante distinta. Com a sua evolução, ele começou a viver em savanas de grama e tem o hábito de marcar território com a sua urina que tem o odor extremamente forte.
Narval
Também conhecido como unicórnio dos mares, o narval é um animal marinho que tem um visual único e característico. Com um extenso chifre na testa, ele vive nas águas frias e profundas do Ártico.
Ratel
Também conhecido como texugo-do-mel, o ratel é um animal bastante agressivo. Apesar de ser pequeno, ele consegue brigar com leões e diversos outros animais predadores, o que pode ser o motivo de ele ter conseguido sobreviver por todo esse tempo.
Além disso, ele também possui imunidade para o veneno de cobra e tem uma camada forte na pele que o protege de fortes mordidas. No entanto, é uma espécie que pode parar de existir a qualquer momento.
Gostou de conhecer os animais perto da extinção que separamos? Confira outros semelhantes aqui no Lê Mundo!