5 animais que quase foram extintos – mas sobreviveram!

Alguns animais conseguiram sobreviver à extinção nos últimos anos. Confira aqui alguns deles!

Quando pensamos na escala geológica que é responsável por mensurar a idade da Terra, conseguimos perceber que, em questão de anos de existência, nosso tempo nesse planeta é bem curto comparado com os processos que já ocorreram por aqui. De fato, é inegável que com o passar dos anos muitas espécies deixaram de existir e outras surgiram, visto que esse é um movimento natural da existência. Em vista disso, acaba se tornado bem normal encontrar relatos de animais que enfrentaram o processo de extinção. Mas você sabia que alguns animais que quase foram extintos conseguiram ter esse processo revertido?

Na realidade, cerca de 41.000 atualmente estão caminhando para esse trágico fim, conforme apontam os dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Em vista disso, é fundamental destacar que o processo de extinção, embora possua base natural, como ocorreu com os dinossauros, tem muitos de seus casos mais recentes ligados diretamente ao antropocentrismo, à ação do homem no meio ambiente. Em outras palavras, muitos animais acabaram sendo extintos devido à interferência da humanidade em seus habitats, caçando-os, perseguindo-os.

Todavia, como nem tudo é sempre negativo, ainda existem alguns casos na história de animais que quase foram extintos mas que tiveram sucesso e conseguir se salvar. Confira aqui alguns desses casos!

Animais que quase foram extintos

O Panda-gigante!

De fato, a história do panda-gigante é uma grande história de superação e de conservação no que tange à quase extinção dessa espécie. Essa espécie estava passando por muitos problemas até que uma série de leis e tratados proibiram a caça ilegal desse animal. No ano de 1992, o governo chinês também estabeleceu redes de reserva que visavam manter a espécie via.

De acordo com o World Wide Fund For Nature (WWF), o mais recente levantamento mostrou 1860 pandas vivendo livres na natureza, um aumento significativo de 17% na preservação da espécie.

LEIA MAIS: 5 animais perto da extinção: Confira quais são eles!

O aligátor americano!

Os aligátores são criaturas muito antigas e habitam a Terra há cerca de 200 milhões de anos. No ano de 1967, o aligátor americano foi listado com uma espécie em extinção. Então, devido a essa notícia estarrecedora, as entidades norte-americanas resolveram proibir a caça desse animal. Os jacarés americanos são geralmente encontrados, hoje, na costa atlântica e na costa do golfo, bem como nos Everglades da Flórida. Atualmente, a espécie não está ameaçada de extinção como estava nos anos de 1967.

O lobo-cinzento!

Bem no início do século XX, os lobos cinzentos quase desapareceram por completo. Ocorre que lobos costumam matar o gado para poder se alimentar, tendo em vista que a humanidade invadiu o seu habitat natural. No entanto, como eles costumavam caçar o gado, os fazendeiros acabavam matando todo lobo cinzento que aparecia em suas terras, fazendo-os chegar à beira da extinção.

No entanto, algum tempo depois, os lobos cinzentos foram introduzidos no Parque Nacional de Yellowstone em Idaho, e, através dessa movimentação, começaram a se reproduzir e aumentar de número. Hoje, cogitam remover a espécie do Ato de Espécies Ameaçadas, visto que a recuperação da espécie foi primorosa nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM: Descubra quais são os 13 cachorros mais rápidos do mundo

A baleia fin!

As baleias fin são a segunda maior espécie de baleias do mundo todo e foram caçadas historicamente devido a sua gordura, carne, óleo e ossos. Em meados do século XX, devido à caça predatória que ocorria, essa, bem como outras espécies de baleias grandes, acabaram entrando em processos de extinção devido à super exploração da caça comercial.

No entanto, graças às proibições internacionais, a população das baleia fin, no ano de 1970, cresceu significativamente devido à redução de suas capturas no Atlântico Norte.

Águia-careca!

De fato, a águia-careca quase entrou em extinção. No entanto, devido a medidas de controle que foram tomadas nos Estados Unidos da América, a população dessa ave cresceu para 10 mil pares. Hoje, existem cerca de 316.700 águias carecas voando pelos céus.

É sempre uma boa notícia saber que existem animais que quase foram extintos, mas que hoje conseguiram sobreviver. Continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos com este.

animais
Comments (0)
Add Comment