A natureza é um tanto estranha quando analisamos alguns animais em específico. De fato, no processo evolutivo, os animais começaram a se adaptar ao meio e sofreram alterações genéticas um tanto bizarras. Nesse processo, no conglomerado da evolução, alguns animais acabaram se destacando devido às suas especificidades. Inclusive, nesse emaranhado genético, acabam surgindo animais que não são classificados como aves mas, estranhamente, possuem a habilidade de voar efetivamente. Confira aqui alguns animais voam, mas que não são aves!
Animais que voam mas não são aves
O esquilo-voador!
De fato, os esquilos-voadores não são capazes de voar como as aves, obviamente, visto que no transcorrer do processo evolutivo ambos os animais evoluíram de formas distintas. Um esquilo-voador não possui as mesmas características que um pássaro, mas pode ser considerado com um dos animais que voam, mas não são aves. Isso porque existe um retalho extra de pele nos esquilos que permite que esses animais, quando saltam de alturas consideráveis, consigam planar no ar cortando a resistência dele. Os esquilos conseguem mudar sua velocidade de voo e sua direção. Isso não é incrível?
LEIA MAIS: 5 aves que não voam: Conheça quais são elas!
Os morcegos!
Os morcegos são os únicos mamíferos no mundo todo que possuem a capacidade de voar, e é o único animal que vamos abordar aqui que realmente possui asas. Os morcegos são alguns dos animais mais intrigantes da história. Inclusive, gasta ao estudos que foram feitos acerca desse animal, a humanidade conseguiu descobrir o sonar e o radar, tecnologias que conseguiram auxiliar em diversas descobertas, como a própria deriva continental e as placas tectônicas.
A aranha-caranguejo!
Muitas pessoas possuem um grande medo das aranhas e quando descobrirem que elas podem voar, provavelmente ficarão mais assustadas, não é mesmo? De fato, muitas aranhas possuem mesmo a habilidade de voar (obviamente, não como os pássaros). As aranhas conseguem voar através do balonismo, um processo que ocorre quando as aranhas liberam a seda e utilizam o vento como se fosse um tipo de pipa. Dessa maneira, as aranhas conseguem viajar em longas distâncias, teoricamente, voando sem asas. As aranhas-caranguejo, em especial, vêm sendo fortemente estudadas devido a essa habilidade que executam com maestria.
O peixe-voador é um dos animais que voam e não são aves!
Assim como o próprio nome indica, os peixes-voadores realmente conseguem voar. Esses peixes são encontrados principalmente em climas mais quentes nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Esses peixes voam através da utilização das suas grandes barbatanas rígidas. Ou seja, para efetuar o voo, esses peixes pegam impulso para fora da água e sua barbatanas automaticamente se estendem na horizontal como um tipo de asa que permite que o peixe voe e deslize pelo ar até 200 metros.
LEIA TAMBÉM: Descubra a Hyperion, a árvore mais alta do mundo
A cobra das árvores do paraíso!
De fato, essas cobras são encontradas em todo o sudeste da Ásia. Em vista disso, a cobra das árvores do paraíso é um tipo de réptil predador que é único quando analisamos suas especificidades. Na realidade, esta espécie de serpente é fina e extremamente ágil. Um alpinista altamente capaz, essas cobras passam grande parte do seu dia em coqueiros.
Quando esse animal que viajar de um coqueiro para outro, ele consegue achatar sua caixa torácica até que se torne côncava. Dessa maneira, essa cobra pode se impulsionar para fora de uma árvore deslizando no ar, em forma de S, contando com a força do vento e planando no ar, como se estivesse caminhando no chão. Isso ocorre devido ao fato de que a resistência do vento é maior do que a massa da cobra.
Gostou de conhecer esses fascinantes animais que voam mas não são aves? Continue explorando o Lê Mundo para conferir mais conteúdos com este.