Artrite é uma doença inflamatória crônica que pode causar dores em diversas articulações do corpo e pode ocorrer em pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em idosos.
No entanto, essa alteração não tem cura; é preciso tratá-la controlando os sintomas e prevenindo complicações com medicamentos receitados pelo médico, ajustes nos hábitos alimentares e prática de exercícios.
5 alimentos a serem evitados
Há uma variedade de alimentos que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a reduzir inflamações e dores. Entretanto, é fundamental saber quais alimentos devem ser evitados para manter a saúde das articulações.
Carne vermelha
Com altos níveis de gordura saturada, a carne vermelha é conhecida por agravar a artrite. Recomenda-se optar por cortes magros, embora algumas pessoas prefiram evitá-los por completo.
DESCUBRA MAIS: Conheça a doença que faz o cérebro não processar o que vê
Álcool
O consumo de bebidas alcoólicas, por ser diurético, leva à desidratação, o que resulta em fraqueza muscular e rigidez nas articulações. Além disso, piora a insônia e aumenta a fadiga em pessoas já debilitadas pela artrite.
Açúcar refinado e farinha
O aumento repentino nos níveis de açúcar no sangue estimula a produção de citocinas, substâncias com propriedades anti-inflamatórias. Consumir carboidratos como lanches açucarados, bebidas, macarrão branco e pão geralmente desencadeia vontade por açúcar e pode resultar em picos de glicose sanguínea.
LEIA TAMBÉM: 6 ervas poderosas para plantar em casa e fazer chás
Sal
Diminuir a ingestão de sal é benéfico para pessoas com artrite, pois o excesso agrava os sintomas ao aumentar a retenção de líquidos e prejudicar as articulações.
Um estudo com mais de 18.000 participantes mostrou que o consumo excessivo de sal aumenta o risco de artrite. Além do sal refinado, evite alimentos enlatados, sopas, condimentos e caldos industrializados com alto teor de sódio.
Comidas fritas
Alimentos fritos não são saudáveis em uma dieta equilibrada. Evitá-los pode reduzir a inflamação e o desconforto associados à artrite.
Curta esse conteúdo? Não perca as novidades do Lê Mundo! Acesse o Google Notícias e clique em “✩ Seguir” para receber tudo em seu celular.