Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença crônica que pode se desenvolver a partir de predisposições genéticas e/ou por causa do estilo de vida. No entanto, apesar dos fatores genéticos possuírem uma forte influência no desenvolvimento da hipertensão arterial; o peso, sedentarismo, estresse, uso de nicotina e a alimentação super industrializada também contribuem bastante para esse processo de adoecimento.
A partir daí, quando falamos de pressão alta, o primeiro ingrediente que vem à cabeça de muitas pessoas é o sal. Isto porque, o sódio (mineral presente no sal) estimula ainda mais a constrição dos vasos sanguíneos, o que aumenta ainda mais a pressão arterial. Por isso, ele precisa ser reduzido na dieta das pessoas que têm hipertensão.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é que, muito pior do que o sódio, existe um tipo de bebida que também é muito prejudicial para os hipertensos e precisa ser evitada. Então, descubra a seguir qual é a ela!
Antes de tudo…
O que é a hipertensão arterial (pressão alta) e por que é tão perigosa?
A hipertensão arterial é um dado de saúde que é muito utilizado para avaliar como está a saúde cardiovascular de adultos e idosos.
Com isso, a pressão arterial elevada pode ser um sinal de que existe um acúmulo de placas ateromatosas ( placas de gordura) e uma constrição excessiva dos vasos sanguíneos, que podem afetar negativamente na circulação sanguínea e, consequentemente, favorecer ao risco de AVCs e infartos.
Sendo assim, uma pressão arterial saudável ideal precisa estar igual ou inferior a 120/80mmHg. Valores maiores que isso já devem ser tratados como um sinal de alerta, para que seja feito o tratamento adequado a fim de que essa pressão se normalize ou se mantenha estável.
Além disso, valores de pressão arterial a partir de 140/90 mmHg já enquadram a pessoa na condição chamada de hipertensão arterial.
Então, qual é a pior bebida para quem tem hipertensão arterial?
Sem sombras de dúvidas, as bebidas a base de cafeína, como café, bebidas energéticas e refrigerantes, devem ser rigorosamente evitadas pelos hipertensos. Isto porque, a cafeína estimula a liberação de adrenalina, o que faz aumentar ainda mais a pressão arterial.
Com isso, essas bebidas não podem estar presentes rotineiramente na alimentação de quem tem a pressão alta. Sendo necessário que elas sejam substituídas pelas versões descafeinadas, como é o caso do café descafeinado, ou seja, sem cafeína.
Além disso, muito cuidado com os alimentos industrializados em geral e principalmente com as versões diet. Pois, reduzindo artificialmente a quantidade de açúcar nos alimentos, para incrementar o sabor, são adicionadas várias outras substâncias químicas artificiais, dentre elas, o sódio.
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!