O café é uma bebida muito comum, e até histórica, na vida de muitos brasileiros. Afinal, não é difícil encontrar pessoas que bebem café desde o início da manhã até o final da noite. Estando ainda mais presente na rotina das pessoas que precisam estar sempre alertas para exercer as suas tarefas diárias.
No entanto, apesar de possuir diversos benefícios, como a aceleração do metabolismo, diminuição do risco de desenvolvimento de diversos tipos de doenças e melhora do humor, o café também produz diversos efeitos colaterais que são extremamente desagradáveis para algumas pessoas. Como são os casos do aumento da ansiedade, aumento da frequência cardíaca e desarranjos intestinais.
Sendo assim, no artigo de hoje, você vai aprender quais são todos os efeitos positivos que podem acontecer na sua saúde ao largar o café. Confira!
O que acontece no seu corpo após 1 mês sem café?
Menor risco de desenvolver hipertensão arterial
Ao consumir alguma bebida com cafeína, ocorre o aumento da pressão arterial. Com isso, o uso contínuo e exacerbado do café, pode aumentar o risco de desenvolvimento da hipertensão arterial. Desse modo, ao parar de consumir o café no seu dia a dia, você também passa a ter a pressão arterial mais baixa, menos suscetível a alterações e evita outras complicações cardiovasculares.
Melhora no padrão do sono
Como a cafeína é uma substância estimulante, ela estimula a atividade cerebral e acelera as reações que ocorrem no sistema nervoso. Como consequência, o corpo tende a ficar em estado de alerta por mais tempo durante o dia, o que pode prejudicar na qualidade do sono à noite, causando insônia e sonolência excessiva no dia seguinte. Inclusive, cortar a cafeína é um dos pontos principais do tratamento da insônia.
A pele fica mais jovem
Apesar do café ter substâncias antioxidantes em sua composição, os seus benefícios na pele são obtidos principalmente através de produtos tópicos. Sendo assim, beber café rotineiramente pode causar efeitos de envelhecimento precoce da pele. Principalmente pelo seu efeito diurético e sabemos que a água é muito importante para uma dieta detox! Porém, a boa notícia é que isso pode ser contornado com o aumento da ingesta de líquidos no seu dia a dia.
Melhora da absorção de nutrientes
A cafeína compete com vários nutrientes durante a absorção no intestino, como é o caso do cálcio, magnésio, ferro e de diversas vitaminas do complexo B. Por isso, ao parar de tomar café, você também melhora a absorção de nutrientes no seu intestino e deixa o seu organismo mais nutrido e saudável. Inclusive, é recomendado que após uma refeição, você aguarde pelo menos 1 hora para tomar o seu café, assim evitará esse efeito potencialmente danoso para o organismo.
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!