Você conhece os benefícios da natação para os idosos? Confira a seguir!
Não é novidade para ninguém que exercícios físicos são essenciais para manter o nosso corpo saudável. Pensando na escala evolutiva, durante muito tempo, a comida que nossos ancestrais consumiam era escassa, visto que era necessário caçar todos os dias para podermos nos alimentar. Então, geneticamente, nosso corpo está acostumado com a escassez de nutrientes e, consequentemente, se adaptou para armazenar gordura, especialmente na região do abdômen.
O benefício do exercício físico
Nessa perspetiva, é importante deixar claro que esse não é o cerne do problema. Exercícios físicos permitem, além de consumir essa energia que está guardada no nosso corpo também, manter a máquina que chamamos de corpo operando perfeitamente, liberando a quantidade necessária de hormônios que regulam todo o nosso sistema. Não obstante, com o passar do tempo, nosso corpo inevitavelmente vai envelhecendo devido à radiação solar que atua diretamente na nossa pele. E aí está o diferencial dos exercícios.
De fato, especialmente para os idosos, manter um estilo de vida ativo, com exercícios físicos, é imprescindível para a saúde geral. No entanto, existem alguns exercícios que são mais benéficos para os idosos, sendo um deles a natação, que é um exercício de baixo impacto. Em vista disso, pensando em te ajudar nessa caminhada, iremos trazer alguns benefícios da natação para idosos, com o intuito de inspirar você a começar a fazer exercícios diferentes. Confira aqui!
Os benefícios da natação para idosos
O melhor para o envelhecimento das articulações são os exercícios de baixo impacto!
Exercícios de baixo impacto realmente são ideais para o envelhecimento das articulações. Um exemplo desse tipo de exercício é a natação sem a utilização de peso. Em síntese, a natação sem peso não coloca pressão na coluna, nem nos joelhos e nos quadris. Na realidade, a ação da água suporta parte do peso do nosso corpo e acaba reduzindo o efeito da força gravitacional, o que resulta no alívio de parte da tensão regular que é exercida sobre as nossas articulações.
Exercícios melhoram a flexibilidade e a amplitude dos movimentos!
Quando reduzimos a tensão nas articulações, a flutuação da água permite que os banhistas consigam mover os membros do corpo com mais amplitude, de forma mais fácil. Ou seja, andar regularmente auxilia diretamente na manutenção das articulações, deixando-as flexíveis e, consequentemente, acaba melhorando também a flexibilidade, um fator bem importante para a saúde dos idosos.
LEIA MAIS:
- Os 16 melhores cachorros para idosos e ter uma bela companhia!
- Confira os aplicativos ideais para quem chegou na 3ª idade!
A natação também ajuda na estabilidade, reduzindo as chances de quedas!
A natação trabalha uma gama complexa de músculos do nosso corpo, o que acaba tornando o corpo muito mais forte e rígido. Essa estrutura, para os idosos, é fundamental para ajudar no equilíbrio, visto que muitos idosos acabam caindo e se machucando com frequência.
Nadar ajuda na saúde cardiovascular!
Foi comprovado cientificamente que andar por 30 minutos pode ajudar a reduzir a doença cardíaca coronariana (DAC) em 30 a 40% nas mulheres. No que tange os homens, pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em mais de 10%, se nadarem peito por 30 minutos três vezes por semana, eliminando cerca de 900 calorias.
Natação também pode promover a socialização!
Os programas voltados à natação para idosos podem sim criar oportunidades de constituir novas amizades. Um estudo ajudou a corroborar com essa premissa, visto que apontou que participar de exercícios em comunidades pode contribuir para a saúde entre os idosos, criando comunidades e conectividades.
Ajuda a melhorar o sono!
Um estudo feito em 2009 descobriu que 50% dos idosos têm dificuldade de dormir. Como a natação queima muitas calorias, o corpo precisará de mais descanso e, consequentemente, ajudará os idosos a descansarem.
Pode melhorar a saúde mental também!
De fato, a natação é uma ótima maneira de reduzir os níveis de estresse, aumentar seu humor e aumentar sua função cerebral.
Então, você já conhecia todos esses benefícios da natação para idosos?
Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo!