Confira neste artigos os benefícios e malefícios do vinho!
O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo. Presente na história desde de tempos antes de Cristo, ele é a bebida alcoólica obtida através da fermentação das uvas. Fazendo parte de diversos eventos religiosos, sociais e românticos, o vinho possui ainda diversas substâncias naturais que são extraídas da uva, o que torna a bebida recomendada para a saúde do corpo.
Entretanto, como nem tudo nessa vida é totalmente certo, ainda há muitos fatores que possam favorecer o não consumo desta bebida. Por esse motivo, confira abaixo os benefícios e malefícios do vinho.
LEIA MAIS: O que fazer para evitar o Alzheimer? Veja 5 Dicas!
Benefícios e malefícios do vinho
Benefícios do vinho
Devido à grande concentração dos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes no vinho, como o resveratrol, a bebida irá reduzir o estresse oxidativo do corpo. Além de combater o surgimento de doenças neurológicas, cardíacas e de poder ajudar a prevenir alguns casos de câncer. Portanto, veja a seguir todos os benefícios:
Saúde do coração
Esse é um dos pontos mais importantes quando se fala a respeito dos benefícios do vinho. Diversos estudos já comprovaram que o seu consumo moderado (1 a 2 taças por dia) tem associação com a boa saúde do coração e efeitos cardioprotetores. Além disso, aqui estamos falando do vinho tinto seco.
Combate a diabetes tipo 2
Além disso, alguns estudos associaram o consumo de vinho após o jantar com diminuição do risco metabólico e interferência positiva no metabolismo da glicose.
Hipertensão
O resveratrol, juntamente com as procianidinas, vão auxiliar na redução da pressão, aumento do HDL e saúde dos vasos sanguíneos.
LEIA MAIS: Como se tornar um vegano? Veja agora 5 dicas!
Malefícios do vinho
Estudos e órgãos de saúde mundiais já demonstraram que os estudos que trazem benefícios para o vinho não são de causa e efeito, e sim de associação.
Por esse motivo, é necessário ter atenção a seus resultados. Pois, um estilo de vida saudável pode ter mais influência do que a utilização da bebida. Portanto, veja a seguir alguns malefícios!
Faz mal ao coração
Qualquer quantidade de álcool, independente da dose, pode causar fibrilação atrial, principalmente quando o consumo é frequente.
Essa fibrilação altera os batimentos cardíacos e pode ser um risco para outras doenças. Acontece que o batimento do coração não fica coordenado e podem surgir trombos. Esses trombos podem causas outras doenças, como o AVE, por exemplo.
LEIA MAIS: Trombose no cérebro: entenda as causas e saiba prevenir!
Cirrose
O consumo de álcool moderado pode aumentar o risco de cirrose em até 11%. A cirrose é uma doença crônica do fígado que ocorre pela destruição de células do órgão e que podem levar a diversos sintomas, desde fadiga, fraqueza a hemorragias e complicações mais graves.
Piora no sono
Uma taça de vinho antes de dormir pode reduzir seu sono e tornar a manhã seguinte mais cansativa e menos produtiva. Além disso, no dia seguinte, o seu corpo fará de tudo para eliminar essa toxina que é o álcool. E, para isso, irá priorizar a sua eliminação reduzindo o seu metabolismo, o que o deixará mais indisposto no dia seguinte.
Risco de câncer
O consumo de álcool diariamente está associado com o aumento de risco de desenvolver câncer de esôfago e de estômago.
LEIA MAIS: Qual é mais perigoso: vape ou cigarro?
O que fazer?
Se você busca extrair os benefícios do vinho, vale muito mais a pena consumir uvas roxas do que ingerir a bebida. Isso porque você conseguirá maiores quantidades de resveratrol e não terá os malefícios do consumo do álcool!
Mais conteúdos como este, você contra aqui em nosso site!
LEIA MAIS: Entenda tudo sobre a Doença do Silicone!