Você já percebeu que, cada vez mais, as pessoas vêm substituindo produtos químicos por naturais para a limpeza diária em casa? Uma das combinações, talvez inusitadas, é a de bicarbonato de sódio e vinagre para limpeza, uma mistura tão boa que você também vai querer usar no seu lar.
Os dois produtos são normalmente usados para remoção de sujeira, desinfetar superfícies e deixar espaços brilhantes e limpos. Mas, por que os dois são tão eficazes juntos? A resposta é bem simples e, na verdade, está lá na química – e você só não vai saber se tiver faltado à aula.
O bicarbonato de sódio e o vinagre estão em extremidades opostas da escala de pH, ou seja, uma manipulação um tanto quanto complicada de molécula. Vamos ver isso de forma mais detalhada?
Por que bicarbonato de sódio e vinagre funcionam para limpeza?
Bicarbonato de sódio é o NaHCO3, usado para fazer crescer bolos e pães na culinária. Já o vinagre é a solução diluída de ácido acético (HC2H3O2), produzida por bactérias durante a fermentação. Enquanto o bicarbonato de sódio é um sal alcalino (tem alto pH), o vinagre é um ácido (tem baixo pH) e, por isso, dizemos que estão do lado oposto da escala de pH.
Como substância alcalina, o bicarbonato de sódio dissolve compostos orgânicos, por exemplo, graxa e outras sujeiras pegajosas. Além disso, sua estrutura mineral é abrasiva o suficiente para limpar sem deixar arranhões. Já o vinagre, como ácido, decompõe os minerais formados pela água da torneira que se transforma nas manchas ??em pias, banheiras e balcões, por exemplo.
LEIA MAIS:
- Como tirar manchas de roupas brancas? Confira essas 3 dicas infalíveis!
- Aprenda de uma vez como tirar o cheiro de água sanitária das mãos!
Combinar as duas substâncias pode produzir resultados incríveis, desde que não seja em quantidades iguais. Isso porque é necessário manter a mistura no lado ácido ou básico do valor neutro. Quando o bicarbonato de sódio é misturado com vinagre, o ácido decompõe o bicarbonato de sódio.
Em outras palavras, se você usa quantidades diferentes, um não neutraliza o outro. Isso é o que libera o gás carbônico que pode ajudar a remover a sujeira das superfícies a serem limpas. Difícil de entender?
O bicarbonato de sódio é classificado como alcalinizante o que, na prática, eleva o pH do meio. Por que isso acontece? Porque, ao reagir com os íons de hidrogênio, forma água e dióxido de carbono. Mas, o que isso tem a ver com limpeza? Toda essa reação ajuda no combate aos microorganismos. Ok, já entendemos a parte do bicarbonato, mas e quanto ao vinagre?
Bom, o ácido tem ação anti-bacteriana e quebra as partículas gordurosas. Por isso, são compostos usados para higienizar superfícies.
Então, talvez, com algumas receitas, fique mais fácil compreender porque o bicarbonato de sódio e o vinagre para limpeza é uma mistura tão boa.
Sabe como a dupla funciona direitinho? Primeiro, passar o bicarbonato e, depois, o vinagre por cima.
Receitas de bicarbonato de sódio e vinagre para limpeza
- Limpe sua pia misturando uma parte de bicarbonato de sódio com duas partes de vinagre. A mistura libera uma efervescência de dióxido de carbono que limpa o ralo;
- Remova manchas de água colocando uma toalha embebida em vinagre sobre a área afetada. Depois de algumas horas, retire o pano e esfregue com uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água;
- Tire o mofo da roupa usando bicarbonato de sódio e vinagre. Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio com sabão em pó para turbinar o processo de limpeza. Adicione uma xícara de vinagre durante o ciclo de enxágue para matar as bactérias e amaciar o tecido;
- Limpe o rejunte do azulejo aplicando uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água. Pulverize a pasta com vinagre antes de esfregar a sujeira;
- Lave verduras, frutas e vegetais;
- Tirar manchas comuns e de suor das roupas.
Além de misturar bicarbonato de sódio e vinagre, também vale acrescentar limão. O trio é tiro e queda para desentupir ralo de pia.
Quem diria que bicarbonato de sódio e vinagre para limpeza dariam uma mistura tão boa, né? São ingredientes simples que você pode comprar no mercado e guardar em casa. O melhor é que não são prejudiciais à saúde, como os produtos químicos!