Os cães são, certamente, amigos fiéis e muito leais. Mas, é um animalzinho e, para se proteger, um de seus instintos é morder! Por isso, muita gente é louca para adotar, mas tem medo de levar uma mordida. Se esse é o seu caso, saiba quais são as raças de cachorros que não mordem, ou quase isso!
10 raças de cachorros que não mordem
Ainda que qualquer cachorro possa morder, as raças a seguir são conhecidas pelo comportamento mais afável. Tudo vai depender, é claro, do seu tratamento!
Labradores retrievers
Os retrievers são o símbolo da molecagem e carinho, já percebeu? Por isso, são tão populares em vários países, inclusive o Brasil! Essa amabilidade toda se deve à própria linhagem, uma vez que foram criados para caçar e trazer patos de volta para os donos.
Essa ânsia de agradar seguiu historicamente, motivo pelo qual são fáceis de treinar, inteligentes e dispostos.
Golden retrievers
Assim como os labradores, os goldens retrievers também foram criados para serem companheiros de caça obedientes e menos reativos. Até hoje, a raça é propensa a agradar à família, principalmente quando tem crianças! Quem nunca se derreteu com vídeos de internet nos quais bebês os fazem até de almofadinhas?
Mais do que isso, são cães ideais em missões de busca e salvamento, bem como cães guia. Porém, esse companheirão precisa de atividade frequente, como brincadeiras, ok?
Beagle
Já viu como o Snoopy é tranquilinho? A raça beagle é, normalmente, assim! Como um dos cachorros que não mordem, foi criado para viver em matilhas, justamente por ser um cão de caça. Por isso, se dá bem com outros filhotes e, principalmente, crianças.
Mas, o que o torna tão companheiro de brincadeiras, com aquela carinha fofa e orelhinhas de abano, é o temperamento feliz e amoroso. Além disso, a raça é curiosa e muito inteligente!
LEIA MAIS:
- Por que cachorros não podem comer chocolate? Veja os efeitos!
- Por que os cachorros destroem as coisas? Veja 5 causas comuns!
Pugs
Os pugs estão entre os cães mais devotos à família que existem! Descontraídos e equilibrados, se adaptam bem às cidades grandes e menores, apartamentos e casas maiores, famílias numerosas ou reduzidas. Basta brincar bastante com eles!
Buldogue francês
Essa coisinha parrudinha é forte, brincalhona, afetuosa e muito adaptável! Além de ser um dos cachorros que não mordem, costuma se dar bem com companheiros humanos e animais. Só não deixe de passear com ele e tomar cuidado com o clima, uma vez que seu focinho curto tona a respiração um pouco mais difícil.
Terra-nova
O cachorro terra-nova mais se parece com um pequeno ursinho preto. A raça ficou famosa com a animação Peter Pan, pois o cãozinho era a babá das crianças. A família, aliás, não acharia ninguém melhor para a função! Devoto, o doguinho tem grande afinidade com crianças, graças ao temperamento gentil.
Para se ter uma ideia, ele não pensa duas vezes antes de pular na água para salvar um pequeno do afogamento. Afinal, sua raça é perfeita para isso!
Cavalier King-Charles Spaniel
Apesar do nome extenso, o cãozinho é pequeno e essa é uma das raças de cachorros que não mordem. Alegre e gentil, é ótimo com crianças, além de muito flexível quanto às atividades com os tutores. Ou seja, vai amar fazer uma caminhada com você e, também, descansar no sofá. Razão pela qual é perfeito para idosos.
Whippet
O whippet liderara uma lista elaborada pela Universidade da Pennsylvania com os cães menos agressivos. Elegante, calmo, afetuoso e gentil, só não é agitado quando está correndo atrás de alguma coisa. Do contrário, gosta mesmo é de ficar agarradinho com o seu tutor ou tutora.
Buldogue
Apesar de parecer agressivo, o buldogue está entre os cachorros que não mordem. Gentil e muito disposto, é o resultado de mais de 100 anos de criação que transformaram o buldogue inglês lutador em um companheiro superdoce. Porém, apesar de tranquilo, o cão gosta muito de atividades, como correr, brincar e caminhar.
Boxer
Finalmente, o boxer, esse grandão aparentemente bravo, mas que é um doce! O cãozinho de coração enorme ama crianças, é brincalhão, amável, além de muito leal. Paciente e protetor, se torna um verdadeiro membro da família. Porém, não se esqueça de promover exercícios diários e brincar muito com ele.
Olha, a gente conheceu as raças dos cachorros que, aparentemente, não mordem. Mas, é claro que isso vai depender da forma como o bichinho é tratado! Bater no cãozinho o torna potencialmente agressivo. Lembre-se de que você vai cuidar de uma vidinha, logo, não custa nada – mesmo – dar muito amor e carinho!
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira mais informações úteis e curiosas.