Com o avanço da tecnologia e a digitalização dos bancos, o número de fraudes bancárias vem aumentando gradativamente. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as fraudes bancárias podem gerar prejuízos de pelo menos R$ 2,5 bilhões até o final de 2022.
A maior parte dessas fraudes está relacionada ao Pix, o sistema de pagamentos instantâneos fixado pelo Banco Central (BC) em 2020, o que representa mais de 70% do montante. No entanto, muitas vítimas não relatam os casos ao banco ou oficializam o golpe em boletim de ocorrência policial, o que faz com que os números sejam subestimados.
LEIA MAIS:
- Empréstimo Crédito Caixa Tem: veja como conseguir R$ 3.000 na hora
- Novo golpe coloca segurança de bancos em dúvida; confira e evite problemas
De acordo com um estudo realizado pela Serasa Experian em maio de 2021, mais de 330 mil cidadãos brasileiros foram vítimas de alguma forma de fraude bancária. Mais de 53% das ocorrências utilizaram contas ou cartões de crédito. Isso demonstra que os criminosos estão cada vez mais sofisticados e utilizam métodos variados para obter informações pessoais e financeiras das vítimas.
Para proteger seus clientes e evitar que caiam nas armadilhas dos fraudadores, a Caixa Econômica Federal publicou em seu site uma série de dicas de segurança e prevenção contra fraudes. Além disso, a instituição financeira utiliza diversos recursos para proteger as contas e operações financeiras de seus clientes, visando assegurar que as transações ocorram com segurança.
Algumas das principais dicas de segurança da Caixa incluem:
- Não compartilhar informações pessoais ou financeiras com terceiros.
- Nunca fornecer senhas ou números de cartão por telefone ou e-mail.
- Não realizar transferências ou pagamentos em nome de terceiros.
- A CAIXA nunca manda empregado/motoboy para a casa do cliente para retirar o cartão, por qualquer motivo.
Em caso de suspeita de fraude, a Caixa orienta os clientes a entrar em contato imediatamente com a Central de Atendimento Cartões CAIXA pelos números 4004 0104 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 101 0 104 para demais cidades, para confirmar diretamente com a instituição financeira o problema.
Além disso, em caso de perda ou roubo do cartão, a Caixa recomenda que os clientes acessem o aplicativo Cartões CAIXA ou liguem para a Central de Atendimento Cartões CAIXA para bloquear o cartão e solicitar uma segunda via.
Por fim, gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular!