No geral, quando se pensa em canela, as pessoas ligam-na à culinária. Apesar de não estarem erradas, a verdade é que essa especiaria possui outras utilidades, até mesmo quando o assunto é jardinagem. Segundo especialistas, ela funciona como um excelente pesticida natural, o que traz uma série de benefícios às suas plantinhas. Quer saber como? Confira como usar canela em plantas.
Como usar a canela no seu jardim?
Para aqueles que querem evitar pragas em seus jardins, mas não desejam utilizar pesticidas ou outros produtos químicos, uma misturinha com canela é uma mão na roda.
Para isso, basta você fazer uma mistura de 500 ml de água e uma colher de chá de canela em pó. Depois, adicione a solução em uma garrafa e borrife uma vez por semana em seu jardim.
Claro, é importante entender bastante sobre suas plantas, visto que algumas espécies podem reagir de forma melhor ou pior à solução. As orquídeas, por exemplo, além de receberem o benefício de se livrarem das doenças, podem ter uma floração melhor.
Além disso, a canela serve como um excelente cicatrizante, o que ajuda na recuperação pós-podas.
LEIA MAIS:
- 7 ervas poderosas para plantar em casa e fazer chás
- Nada de lixo: casca de ovo como adubo é a melhor forma de cuidar das plantas
Quais as outras formas de usar a canela?
Algumas pessoas preferem não utilizar a mistura, então uma boa ideia é adicionar um pouco do pó ao solo, o que pode manter alguns fungos afastados.
Ainda assim, se realmente deseja evitar fungos e outras pragas, é muito importante manter boas práticas de jardinagem, como utilizar fertilizantes certos, regar conforme a necessidade e outras condições adequadas.
Dessa forma, a planta poderá absorver o máximo de nutrientes possíveis, se mantendo sempre bonita e saudável. Ademais, caso a canela não esteja funcionando, é possível investir em soluções como os próprios pesticidas químicos.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!