Nada melhor que uma cenourinha no almoço, não é mesmo? Além de um excelente vegetal para acompanhar um prato de arroz ou de qualquer salada, ela é excelente para diversos outros pratos, como o famoso bolo de cenoura e chocolate.
Porém, assim como outros alimentos, possui suas peculiaridades, o que levanta muitas dúvidas entre as pessoas. Aquela camada branca, por exemplo, faz com que muitos perguntem se ela é ainda consumível. Quer saber a resposta? Confira abaixo.
Por que esse aspecto?
Por mais laranja que seja a cenoura, ao avistar algumas manchas brancas em sua superfície, algumas pessoas acabam evitando consumi-la. Inclusive, muitas espalham a falsa notícia de que isso pode ser cloro. Porém, a verdade é que é algo bem natural, causado pela desidratação.
LEIA MAIS:
É isso mesmo, essas partes brancas são apenas uma consequência de perda de umidade da cenoura. Além disso, elas ocorrem em espécies mais específicas, visto que a maioria conta com camadas protetoras que impedem esse ressecamento. No final, basta lavá-las que em alguns segundos estarão com o aspecto normal e sem nenhuma mancha.
É algo que pode ocorrer em outros alimentos, mas que muitas pessoas ignoram por já estarem mais habituadas. Logo, caso encontre uma cenoura com essas condições, pode ficar tranquilo, esse não é mesmo um sinal de que ela está estragada.
Vale a pena consumir essas cenouras?
No geral, não existe tanta diferença nutricional e no sabor entre uma cenoura com ou sem essas linhas brancas em sua superfície. Porém, é importante estar ciente de que, quando elas apresentem esse aspecto, podem estar mais ressecadas.
Ainda assim, vale a pena ter esse conhecimento para quando desejar seguir receitas mais rígidas, evitar qualquer problema que cenouras ressecadas possam causar ao sabor final.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!