A infecção urinária é um problema que, apesar de comum, especialmente entre mulheres, carece de tratamento rápido. Além dos sintomas extremamente incômodos, pode provocar complicações mais graves. Mesmo que exija tratamento médico, alguns chás ajudam a tratar a infecção urinária.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, metade das mulheres deve passar por um episódio de infecção urinária ao longo da vida. Pior, cerca de 20% delas terá reincidência. Entretanto, o problema não se resume apenas ao gênero feminino, se estendendo ainda aos homens, principalmente os mais velhos.
O fato de ser uma questão comum não significa, porém, que dispense atenção. Os chás para infecção urinária ajudam no tratamento e alívio dos sintomas, mas é necessária intervenção medicamentosa prescrita pelo médico.
11 chás para infecção urinária
Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é eficiente para a infecção urinária graças à ação diurética que ajuda no tratamento. Por isso, é tão usado durante as crises para potencializar a eliminação de urina e, assim, limpar as vias urinárias. A recomendação é preparar um litro de chá e tomar, todos os dias, até que o problema acabe. O modo de preparo é:
- uma xícara de água fervente
- uma colher de sopa do talo seco
Deixe repousar por cinco a dez minutos, coe e tome. Não deve ser usado por gestantes, lactantes, pessoas com insuficiência cardíaca, doenças renais e pressão baixa.
Chá de salsinha
A salsinha também é um dos chás para infecção urinária mais comuns. A planta tem propriedades anti inflamatórias que agem no trato urinário. Consequentemente, aliviam a dor e ardência causadas pela infecção. Para fazer o chá de salsinha, basta macerar as folhas e ferver uma colher de sopa cheia em uma xícara de água.
O ideal é tomar o chá a cada quatro horas.
LEIA MAIS:
- Confira 3 chás diuréticos para se livrar da retenção de líquidos!
- 7 Temperos e Ervas anti-inflamatórias para incluir na sua dieta – Confira!
Chá de quebra-pedra
Muita gente toma chá de quebra-pedra quando tem cálculos renais porque, como o próprio nome já diz, a bebida limpa as vias urinárias. Logo, também ajuda na infecção urinária justamente por ter efeito diurético. A indicação é beber chá de três a quatro vezes ao dia.
Chá de alho e gengibre
O gosto pode não parecer dos melhores, mas o chá de alho e gengibre é um forte aliado no tratamento da infecção urinária. A alicina, presente no alho, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Já o gengibre tem gingerol, chogaol e zingerona, que combatem os sintomas. Sem falar no fortalecimento do sistema imunológico. Para o preparo:
- três dentes de alho descascados e cortados
- ½ colher de chá do gengibre em pó ou um centímetro da raiz
- mel
- três xícaras de água
Depois de ferver o alho na água, acrescente o gengibre e o mel, coe e sirva. O chá é contraindicado para pessoas que façam uso de anticoagulantes.
Infusão de cabelo do milho
Os fiapos do cabelo do milho, aqueles que você tira quando vai preparar as espigas, são excelentes para o tratamento da infecção urinária. Isso porque têm propriedades depurativas, além de serem diuréticas, graças às concentrações de taninos, terpenóides e alcalóides.
A infusão é preparada com quatro colheres de sopa dos cabelos de milho (ou um punhado) em meio litro de água. A recomendação é tomar o chá de duas a três vezes por dia.
Chá das folhas de bucho
Outro chá para infecção urinária é o das folhas de bucho, cuja ação diurética e anti microbiana aumenta a eliminação de urina e, assim, combate os microorganismos causadores da infecção. Toda essa capacidade vem do óleo produzido a partir das folhas que, ao ser absorvido no estômago, é liberado nos rins e limpa as vias urinárias.
Para o preparo, é preciso colocar de uma a duas colheres de chá das folhas secas em uma xícara de água fervente. Depois de repousar e amornar, a pessoa pode beber de duas a três vezes por dia.
Chá de dente de leão
Mais um conhecido chá para infecção urinária, o dente de leão alivia os sintomas de ardência e dor devido à ação diurética. Também combate a proliferação de bactérias. O ideal é tomar o chá de duas a três vezes ao dia. Para o preparo, basta adicionar uma colher de sopa de raiz à água fervente.
E cuidado: gestantes e lactantes não devem tomar, ok?
Chá de carqueja
O chá de carqueja é velho conhecido das infusões medicinais e, no caso da infecção urinária, ajuda pelos efeitos antioxidante e diurético. Para tomar um litro ao longo do dia, basta usar duas colheres de sopa das folhas a cada 500ml de água.
LEIA MAIS:
- 5 Remédios caseiros para torcicolo que irão te salvar – Confira!
- 5 plantas medicinais que ajudam na cicatrização – Conheça quais são elas!
Chá de alfazema
A alfazema tem propriedade anti inflamatória no trato urinário, então, basta tomar ao longo do dia. O chá é simples de fazer: duas colheres de chá das folhas e flores imersas em um litro de água.
Chá das folhas do abacateiro
O chá das folhas do abacateiro tem propriedades bactericidas e anti-inflamatórias, aliviando os sintomas e acelerando o tratamento da infecção. Para o preparo, são necessárias dez folhas para cada litro de água. Pelo menos um litro da infusão deve ser ingerido ao longo do dia para aumentar a eficácia.
Chá de vara de ouro
O chá de vara-de-ouro tem ação diurética e anti-inflamatória. Consequentemente, limpa as vias urinárias ao aumentar a produção de urina. Com a eliminação, evita que novas bactérias se desenvolvam. O preparo exige, apenas:
- duas colheres de sopa das folhas secas
- uma xícara de água fervente
Após deixar descansar por dez minutos, basta coar e tomar xícara do chá mais de uma vez ao dia.
Sintomas da infecção urinária
Os sintomas de alerta para a infecção urinária podem variar, mas os mais comum são:
- ardência ao urinar e na região da bexiga
- idas frequentes ao banheiro, mas com pouco xixi
- urina escura
- dores na parte inferior do ventre
- coceira na uretra e vulva, acompanhada de ardência
- febre
Os sinais acima servem de alerta para começar o consumo acompanhado dos chás para infecção urinária e, claro, buscar orientação médica.
Cuidados para tomar chás
Ok, estamos falando de produtos naturais, o que não significa que não devamos ter cuidado no consumo. É preciso ter cuidado com as dosagens, contraindicações e evitar o consumo por tempo prolongado.
Importante ressaltar que os chás para infecção urinária são eficientes, porém, além dos cuidados na ingestão, jamais dispensam a ajuda médica. Infecções devem ser tratadas com medicamentos próprios para evitar a proliferação das bactérias e, deste modo, o agravamento do problema.
Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo e se inscreva para ficar por dentro das novidades!