Comer antes de dormir é ruim ou é mito? Veja os efeitos para sua saúde!

Você já deve ter ouvido falar que comer antes de dormir é ruim. Confira aqui se isso é realmente verdade!

Seja uma refeição noturna ou um lanche de madrugada, você provavelmente já escutou muitos conselhos sobre comer ou não antes de dormir. Nesse sentido, pessoas dizem que comer à noite pode mexer com o seu metabolismo, alterar os níveis de açúcar no sangue, além de outros fatores. Por isso, é importante destacar que, embora elas pareçam um tanto equivocadas, a realidade é que nutricionistas recomendam que você deve evitar comer antes de ir deitar.

Devo comer antes de ir dormir?

A resposta dessa pergunta é não, você não deve comer antes de dormir. E a razão por trás disso liga-se diretamente ao seu funcionamento. Isso porque, ao comer tarde da noite, você está automaticamente indo contra o ciclo circadiano do seu corpo. De fato, as refeições que você faz durante o dia atuam na forma como o seu corpo irá ajustar a sensibilidade à insulina.

Quando você não come durante a noite, seu corpo precisará ser reabastecido. Isso faz com que você levante cedo, tenha fome, e precise comer para repor as energias. No entanto, ao se alimentar tardiamente, seu corpo não precisará acordar cedo, pois possui um estoque de energia para se manter até ter vontade de acordar.

Além disso, tudo que você come durante a noite fica armazenado, facilmente transformando-se em gordura com o passar do tempo ao seguir uma rotina dessas. De fato, todas essas calorias extras não podem ser queimadas enquanto o seu corpo está em repouso. Ademais, outra razão pela qual comer tarde é ruim está no fato de que costumamos tomar más decisões em relação aos lanches da noite. À noite, geralmente, pessoas sempre ingerem alimentos não saudáveis, como chips, biscoitos, sorvetes, frituras, hambúrgueres, etc.

LEIA MAIS:

Existe algum alimento que seja bom para comer antes de dormir?

Se você possui uma rotina corrida pela manhã, provavelmente só consegue fazer uma refeição realmente adequada à noite. Desse modo, mesmo que o melhor cenário seria não comer nada à noite, considerando que isso nem sempre é viável, vegetais cozidos ou crus são a melhor opção para realizar uma refeição noturna. Exemplos de refeições que você pode fazer à noite e não acumularão tantas calorias no seu corpo em forma de gordura são:

  • Legumes (cenoura, brócolis) com homus;
  • Vegetais cozidos ou crus, como tomate-uva ou ervilhas;
  • Maçã com uma colher de sopa de manteiga de amendoim;
  • Algumas frutas com um pequeno pedaço de chocolate meio-amargo;
  • Iogurte grego.

Qual é o melhor horário para parar de comer?

Em suma, o melhor período para deixar de comer é de até três horas antes de ir dormir. Isso faz com que haja tempo de sobra para o seu corpo fazer a digestão da última comida que você ingeriu, não interrompendo seu sono, além de ter uma pequena janela suficiente antes de você dormir para não sentir fome.

Além disso, é importante enfatizar que fazer a sua última refeição muito cedo pode ser um grande problema. Isso porque ir para a cama com fome pode ser perturbador para seu sono, ocasionando alguns efeitos negativos. Assim, se você for uma pessoa que dorme às 23:00, tente fazer sua última refeição às 20:00. Em outro exemplo, se costuma dormir às 21:00, tente se alimentar às 18:00 ou 19:00.

Gostou desse artigo? Então continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este!

alimentaçãosono
Comments (0)
Add Comment