Quer saber como começar a virar vegano? Então, confira neste artigo 5 dicas importantes!
É fato que o consumo exacerbado de carne e derivados animais no mundo têm provocado danos ao planeta que talvez sejam irreversíveis.
Por exemplo, o gasto excessivo de água, desmatamento de florestas para criação de pastos, além do alto índice de gases responsáveis pelo Efeito Estufa (como o gás metano).
Por esse motivo, muitas pessoas têm optado por deixar de consumir carnes e derivados animais. Buscando então ir de encontro ao impacto da agropecuária.
Além disso, outras pessoas também optam por se tornar vegetarianos ou até veganos, por não gostar do sabor de carnes ou pelo amor aos bichos.
Independente da sua motivação, confira abaixo algumas estratégias de como começar a virar vegano!
LEIA MAIS: Confira 5 sintomas de quem bebe pouca água!
Como começar a virar vegano
Comece pela segunda sem carne
O primeiro passo de como começar a virar vegano é começar aos poucos!
A segunda sem carne já é conhecida em todo mundo. Esse movimento criado por ativistas para conscientizar a população a respeito do alto consumo de carne, motivam os adeptos a não comer nenhum produto cárneo na segunda-feira.
Assim, se tornar vegetariano e vegano é um processo, comece aos poucos, e vá progredindo para outros dias da semana.
Reduza as porções
Não pare bruscamente de comer carne! Essa atitude meio radical provavelmente te levará a uma abstinência e provável recaída.
Por isso, comece reduzindo as porções de carne do seu prato. Reduza o tamanho do bife para metade, ou, se costuma comer 2 coxas de frango, passe a comer uma. Além de tudo, você também estará economizando dinheiro!
LEIA MAIS: Consumir álcool faz mal ao coração? Confira!
Substitua o leite de vaca
Já existe no mercado diversas opções de leites a base de vegetais, como o leite de castanhas, leite de amêndoa, leite de coco, e por aí vai. Você também pode produzir seu próprio leite em casa!
Ademais, também troque o uso de manteiga por azeite de oliva.
Passe a frequentar restaurantes veganos
Nada melhor do que visitar um estabelecimento com a certeza de que nada ali é feito com produtos cárneos. Assim, você expandirá seu paladar, vendo que é possível produzir diversos pratos saborosos sem utilizar carne.
Aprenda a cozinhar
Se você pensa em se tornar vegetariano ou vegano, é a hora de aprender a cozinhar. Pois, não vai ser sempre tão fácil encontrar opções diversificadas dando sopa por aí.
Por isso, sempre busque e experimente fazer novas receitas para reinventar seu cardápio!
Então, agora que você já sabe como começar a virar vegano, já dá para colocar em prática o seu novo estilo de vida saudável! Porém, não se esqueça de consultar um nutricionista para que sejam feitas as reposições de todos os nutrientes necessários!
Quer ler mais textos como esse? Clique aqui e visite nosso site!