Por acaso você anda se sentindo pessimista? Você se levanta cedo, olha-se no espelho, seu rosto está deprimido e você não sente vontade de viver o dia? Você está lutando para encontrar algo que te dê esperança e forças para seguir? Caso você esteja passando por tudo isso, tente ficar tranquilo, pois você não está sozinho nessa.
Ocorre que sentir-se pessimista, hoje, é algo muito comum entre as pessoas. E é muito difícil agir diferente, em vista de tudo o que está ocorrendo no mundo, tanto na esfera macro quanto micro. De fato, existem algumas razões para você ser pessimista, eu sei disso. Mas também existem formas diferentes de enxergar os acontecimentos da vida, e nós vamos te mostrar isso.
5 motivos que podem estar te deixando pessimista e como lidar com eles
O mundo exterior
Hoje, ao enxergar o cenário mundial, é possível afirmar que o mundo, sobretudo o Brasil, está passando por momentos difíceis. E, por vezes, esses momentos nos fazem perder completamente a fé nas instituições e nas pessoas. De fato, um cenário caótico tomou conta da existência.
No entanto, é preciso entender que, seja qual for a parte dessa existência que contempla o nosso viver, o universo é muito mais amplo do que conseguimos enxergar, mesmo com o surgimento das mídias. Além disso, os fatos que estão ocorrendo no mundo e no país dificilmente podem ser mudados por nós.
Assim, o único mundo que temos controle é o nosso universo de vivência, experiências e trocas. Às vezes, esquecemos que podemos controlar esse pequeno canto que sustenta tudo que somos, sendo que ele é a parte mais importante no final das contas, você não acha?
LEIA MAIS: Quer se tornar uma pessoa melhor? Confira 3 pontos essenciais!
As perspectivas de futuro
Quando estamos nos sentindo pessimistas com a vida, mudar de perspectiva é algo infinitamente complexo. Deste modo, quando nos encontramos nessa situação, pensar no futuro com esperança é algo ainda mais difícil, para não dizer impossível. Nesses momentos, é muito fácil esquecer que a vida é feita de altos e baixos.
Porém, para conseguir enxergar essa situação com outros olhos, é preciso fazer uma reflexão acerca do passado. Nesse sentido, é importantíssimo olhar para todas as coisas que deram errado na vida. Justamente para os momentos em que pensamos que aquele determinado problema não tinha nenhum tipo de solução.
Assim, após essa reflexão, é possível entender que olhar para frente é perceber que tudo aquilo passou. Que hoje nos encontramos em um lugar melhor do que ontem, e esse é um exercício de positividade, resistência e vivência.
A mentalidade
Embora algumas pessoas ignorem isso, nossa mente é, sem dúvidas, a nossa pior inimiga. Quando estamos pessimistas, pensar no mundo como um lugar bom é quase impossível, sobretudo com nossos cérebros nos bombardeando com informações negativas o tempo todo.
Assim, nossa mente diz que somos muito magros, muito gordos, não inteligentes o suficiente, sem sucesso, não amáveis, sem amigos e sem esperança. E essa lista facilmente poderia continuar. Em suma, esses pensamentos são causadores de danos que podem perdurar por um grande período da vida. Portanto, é fundamental se esforçar para deixá-los de lado.
Quando você senti-los chegando, é muito importante afastá-los. No momento em que acontecerem, tente encontrar a verdade dentro dos seus pensamentos, e entender que todos eles não passam de constructos que você colocou sob si. Outra coisa possível de se fazer é manter o cérebro focado em outras coisas. Comece a praticar atividades que você goste, e que deixe sua mente ocupada demais para despejar pensamentos negativos sobre você.
O apego ao passado
Geralmente, as pessoas costumam carregar consigo todas as angústias e mágoas construídas durante a sua existência. No entanto, é preciso compreender que essas lembranças estão no passado.
Embora o passado seja algo imutável, o presente é completamente diferente, e nos dá a oportunidade de mudar a rota e seguir nosso plano de vida. Então, entender que o que foi feito no passado não faz mais parte do seu ser, hoje, é essencial para se desprender de uma visão pessimista acerca do próprio eu.
LEIA TAMBÉM: Tá difícil lidar com gente? Veja 10 dicas de como gostar das pessoas!
A falta de autocuidado
Quando estamos desgostosos com a vida, o autocuidado é posto de lado, e nosso corpo, bem como a nossa existência, deixam de importar com o passar do tempo.
Por exemplo, quando estamos pessimistas, deixamos de fazer exercícios, acabamos descontando as frustrações na comida, e a nossa saúde fica esquecida. Porém, é preciso compreender que esse é um círculo vicioso, e se não for interrompido, as chances de que ele se agrave aumentam constantemente.
Assim, tente fazer o exercício de se olhar no espelho e se perguntar se você está cuidando de si. Se a resposta for não, então esse é o primeiro passo que você precisa dar em direção à mudança. As mudanças nunca serão instantâneas, mas, gradualmente, a cada passo dado, você estará mais próximo daquilo que almeja tornar-se.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!