Você sofre com problemas alérgicos com frequência? Aquele espirro que nunca passa, nariz vermelho e sempre irritado, olhos coçando e, de repente, irritações constantes na pele? De repente, precise saber como diminuir a alergia aí, em casa mesmo.
A limpeza regular da casa pode te livrar de muitos gatilhos de alergia e até mesmo ajudar a aliviar sintomas irritantes da rinite, sinusite e tudo quanto é tipo de “ite” que tira a sua paz. Tapetes sujos ou carpetes sem aspirar, por exemplo, são verdadeiros inimigos.
Ou, do contrário, produtos de limpeza muito fortes podem provocar irritações sérias. Por isso, algumas dicas de como diminuir a alergia em casa são importantes para que a paz volte a reinar.
Como diminuir a alergia em casa – dicas
Aspire a casa regularmente
A correria é grande, mas procure aspirar a casa pelo menos uma ou duas vezes por semana. Certifique-se também de que seu aspirador tenha um filtro HEPA, que realmente absorva os alérgenos, por menores que sejam.
Evite acumular coisas
Aquelas pilhas de caixas ou roupas que você não usa mais escondem poeira, ácaros e baratas que só pioram a sua alergia. Se você quer diminuir a alergia na sua casa, doe o que puder e elimine aquilo que não serve mais!
LEIA MAIS:
- Alergia a água: Será que é possível ou é mito? Saiba agora!
- Como limpar o quarto de quem tem alergia? Confira 5 dicas infalíveis!
Use máscara na limpeza
Use uma máscara enquanto fizer a limpeza. Isso vai te proteger tanto da exposição aos alérgenos quanto da exposição a produtos de limpeza. Se possível, saia de casa após o trabalho por algumas horas, até que, de fato, ambos estejam eliminados do ar.
Limpe o mofo do banheiro
A umidade do chuveiro provoca facilmente o mofo, por isso, os azulejos devem ser esfregados regularmente. O mesmo deve ser feito com a cortina, caso tenha. Aliás, o ideal é mesmo lavá-la na máquina. Assegure-se de que o seu exaustor esteja sempre em bom estado de limpeza: Como limpar exaustor de banheiro em 4 passos.
Troque a roupa de cama toda semana
Além de higiênico, trocar a roupa de cama toda semana também ajuda a diminuir a alegia em sua casa. O ideal é que você também lave os lençóis em água quente para matar os ácaros. Caso tenha crianças em casa, procure fazer o mesmo com bichos de pelúcia.
Sobre as roupas de cama, você pode usar capas de colchão e travesseiros à prova de poeira para manter os ácaros afastados.
Evite produtos de limpeza perfumados
O cheirinho de limpeza é irresistível, não é? Mas, também um perigo para a sua alergia! Então, priorize produtos sem perfume ou, pelo menos, com fragrâncias mais neutras.
Use pano úmido na limpeza para diminuir a alergia em casa
A maioria das pessoas usa vassoura para limpar a casa. O fato é que a ferramenta joga o alérgeno no ar então, se possível, use esfregão ou, pelo menos, um pano úmido na limpeza. Isso vai prender o ácaro e poeira.
Deixe as entradas da casa limpas
Quanto mais limpas as entradas da casa, melhor! Isso porque ninguém levará poeira ou sujeira para dentro de casa. E, falando nisso, deixe os calçados do lado de fora ou logo na entrada.
Substitua carpetes e tapetes por pisos sintéticos
Por mais elegantes que sejam, carpetes e tapetes são verdadeiros inimigos de quem é alérgico, ainda que limpos regularmente. Por isso, prefira pisos de vinil, azulejo ou madeira para reduzir sua exposição aos gatilhos.
Para as entradas, compre tapetes menores e laváveis ??que facilitem a lavagem. Falando em eliminar, livre-se das cortinas ou persianas horizontais porque elas retêm poeira e alérgenos.
Afaste os animais de estimação do quarto
Essa vai doer um pouco no coração dos pais e mães de pet. Até que a crise passe, evite que o pet durma em sua cama. Mesmo que você seja acostumado ou acostumada aos pelos, eles costumam provocar irritações durante crises mais severas.
Com dicas simples, tem como diminuir a alergia em casa com simples hábitos de limpeza ou mudanças de comportamento. Vale apostar também em manter os ambientes mais arejados e iluminados, o que também vai dar uma energia extra so seu lar.