Como fazer amigos depois dos 30? Ponha em prática essas dicas!

Saiba como transpor a dificuldade de conhecer novas pessoas com a maturidade

Você já reparou no quanto era mais fácil fazer amizades na infância? Na escola, os vizinhos e até a proximidade com os primos e primas, talvez, fosse maior. Porém, tudo muda na vida adulta, quando novas amizades tornam-se mais raras. A boa notícia é que isso pode ser diferente ao saber como fazer amigos depois dos 30. 

Há quem sinta que seu ciclo de amizades ficou mais enxuto com o passar do tempo, o que pode até levar ao questionamento sobre as habilidades de relações. O fato é que há possibilidades reais de aumentar o círculo e construir amizades sólidas, mesmo após adulto.  

Por que é mais difícil fazer amigos na vida adulta?

De acordo com uma reportagem do El País(https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/17/estilo/1560766716_238684.html), estudo das universidades de Aalto, na Finlândia, e Oxford, do Reino Unido, apontam que sim, há uma tendência de reduzir o ciclo de amizades depois dos 30. Por que isso acontece? A vida adulta nos faz perder habilidades sociais? Não, apenas as prioridades e circunstâncias mudam de foco. 

Após os 30, a pessoa tende a trabalhar mais, normalmente mora sozinha e, consequentemente, muda o tempo para novas amizades. De fato, o horizonte das responsabilidades torna-se diferente. Ademais, a pessoa se aproxima daquelas com as quais compartilha afinidades e até fica um pouco mais seletiva.  

Por exemplo, mães e pais ficam mais amigos de outras mães e pais. Pessoas trabalhando em determinada área normalmente se aproximam de companheiros de profissão. Outro ponto é que a amizade na maturidade demora um pouco mais a ficar íntima, pois o indivíduo se conhece melhor e, de forma simplificada, não faz amizade com qualquer um. 

Entretanto, mesmo que mais restrito, o círculo de amizades acaba mais verdadeiro, uma vez que se enche de pessoas com afinidades e perspectivas similares. 

Como fazer amigos depois dos 30

Mas, o ser humano não é uma ilha e precisa de outros para viver. Afinal, somos seres sociais! E aí, como driblar a maturidade e fazer amigos depois dos 30?

Se aproxime de amigos dos amigos

Você costuma ampliar seu networking com facilidade? Use a mesma técnica para as amizades! Aprofunde laços com os amigos dos seus amigos, mesmo porque, certamente, as afinidades são quase as mesmas. Para isso, mostre-se à receptividade, tome a iniciativa e mostre interesse de que quer fazer amizades. Isso vale para todas as dicas a seguir. 

LEIA MAIS: Como fazer amigos depois dos 40? Confira essas 5 dicas!

Amplie suas atividades

Se você é do tipo que fica no circuito casa-trabalho-casa dificilmente conhecerá gente nova. Inscreva-se em um curso ou aula de dança, vá ao parque, visite livrarias, enfim, faça coisas novas! Isso não significa que deve fazer coisas diferentes do que gosta, mas apenas ampliar seu universo. 

E, ao chegar nelas, não se feche no casulo e interaja. Desde um cumprimento mais cordial até elogios e conversas abrem as portas para novas amizades.  

Use a tecnologia

Você não precisa usar um Tinder ou Grindr apenas para encontros amorosos. Existem aplicativos voltados a fazer novas amizades, basta apenas tem um pouco de tato e bom senso ao conhecer quem está do outro lado. E, quando o encontro sair do virtual, demonstre interesse na amizade, assim como faz com um date. 

Neste momento, também é importante demonstrar confiança e segurança, sem demonstrar nervosismo ou ansiedade para que aquela amizade se desenvolva. Deixe a energia fluir e as coisas seguirem o caminho natural. 

Entre em contato com velhos amigos

Outro ponto no qual podemos usar a tecnologia a nosso favor para fazer amigos depois dos 30 é encontrar amizades antigas. Aquele colega de escola com o qual trocava altas ideias no intervalo ou seu melhor amigo de faculdade podem até ter seguido outros rumos, mas não significa que devam ficar afastados. 

Use as redes sociais para encontrar a pessoa e se reconectar a ela. A partir daí, tome a iniciativa e convide para um café ou jantar. Mais do que fazer novos amigos, manter os velhos é gratificante. 

Tenha consistência

Os memes que fazem parecer divertido comemorar quando alguém cancela um compromisso não se aplicam às novas amizades. Para fazer amigos depois dos 30, seja consistente nos planos e não esqueça a pessoa que acabou de conhecer. Em outras palavras, aplique troca e reciprocidade, pois é disso que a amizade precisa. 

Lembre-se de que a vida dela é tão ocupada quanto a sua e deixá-la no vácuo impede que a base de uma nova amizade se fortaleça. Compartilhar desde as atividades mais simples, como levar o cachorro para passear, facilitam o processo e até fazem com que a amizade se fundamente no companheirismo.  

Abra-se a novas possibilidades

Já ouviu o ditado velhos caminhos não abrem novas portas? Isso se aplica às amizades também! Ainda que a amizade tenha a ver com afinidade, abra-se a novos tipos de amigos. Evite apenas procurar pessoas como você e diversifique seu grupo. Saiba que as amizades não são descobertas, mas nutridas.  

LEIA TAMBÉM: Como se desligar do trabalho? Siga essas dicas para relaxar!

Reduza suas expectativas

Um novo amigo não precisa, exatamente, ser sua alma gêmea. Esforce-se para dar certo, demonstre que se importa com a outra pessoa e não exija que ela seja exatamente igual a você. Basta se concentrar naquilo que têm em comum. 

Uma saída é ter amigos diferentes para as mais diversas ocasiões. Por exemplo, o amigo de bar, aquele da caminhada no parque e o outro para discutir questões profissionais. 

Que tal investir nos colegas de trabalho?

Você passa muito mais tempo compartilhando sua vida com os colegas de trabalho do que família, já parou para pensar? Então, além de todas as dicas acima, que tal olhar à sua volta e investir nessa turma que compartilha tanto da sua vida? Fortaleça sua conexão com eles e dê espaço para uma relação de amizade. Até o ambiente de trabalho melhora.   

Invista em qualidade

Você é do tipo com uma invejinha de quem tem um milhão de amigos? Pois, não fique! Na vida, importa mais a qualidade do que a quantidade! O ideal é manter amizades significativas, indo ao encontro da questão das afinidades.

Sorria!

Lembra, lá do primeiro passo, quando falamos em se mostrar receptivo a conhecer pessoas? Ser simpático e sorridente também facilita bastante, pois a pessoa torna-se mais interessante às demais. Uma postura positiva atrai pessoas, além de demonstrar confiança e receptividade. 

Deixe um espaço para as novas amizades

Reforçando a questão da reciprocidade, antes de fazer novos amigos depois dos 30, avalie se há espaço para eles. Não é pecado algum ter sua rotina ocupada, mas inserir alguém novo nela sem dispensar dedicação é um erro. Se não houver tempo para cultivar a nova amizade, talvez seja melhor esperar um pouco mais.  

Conhece-te a ti mesmo

Sim, na verdade, esse é um passo fundamental para percorrer todas as dicas acima. Mais do que saber como fazer amigos depois dos 30, é importante refletir sobre si mesmo, conhecer suas próprias atitudes e relações para facilitar sua relação com outras pessoas. E, ao se conhecer, seja você mesmo para tornar a conexão mais transparente. 

Com tantas dicas, ficou mais fácil fazer amigos depois dos 30? Não é uma tarefa impossível, basta se abrir mais. Por outro lado, não se desaponte ou desista se o processo demorar um pouco. Lembre-se de que amizades verdadeiras demandam tempo e a pessoa do outro lado, talvez, esteja no mesmo processo que você! Apenas seja paciente!

Para continuar conferindo conteúdos como este, acesse o Lê Mundo.

relacionamentos
Comments (0)
Add Comment