Nem todo banheiro possui janelas para retirar os odores e ventilar o ambiente. Nesses casos, o ideal é instalar um exaustor para retirar o ar sujo do ambiente, ajudando a eliminar vapores, odores e umidade, e renovar o local com um ar limpo.
Porém, com o tempo, o exaustor pode acumular umidade e sujeiras, provocando o surgimento de bolor e mofo. Junto a isso, o excesso de sujeiras faz ele não funcionar corretamente, prejudicando a função. Nessas horas, é importante saber como limpar exaustor de banheiro corretamente.
Confira abaixo o passo a passo para você limpar o equipamento de sua casa.
Como limpar exaustor de banheiro
Comece retirando a tampa do exaustor
Boa parte dos modelos de exaustores de banheiro são de simples remoção, bastando desligar o aparelho e evitar que seja ligado durante todo o processo. Para ter uma segurança ainda maior, você pode desligar o disjuntor no seu quadro elétrico.
Pressione o plugue que normalmente fica localizado atrás da tampa, e retire.
LEIA MAIS:
- Aprenda de uma vez como tirar o cheiro de água sanitária das mãos!
- Aprenda como limpar a dentadura utilizando produtos caseiros!
Limpe a tampa
A tampa do exaustor normalmente acumula bastante poeira. Para isso, você pode utilizar um aspirador de pó e um pano multiuso com um pouco de água e detergente. Caso esteja com muita gordura, adicione um pouco de desengordurante na mistura.
Ademais, caso a tampa ainda esteja com muita sujeira, você pode fazer uma misturinha de água quente com detergente, e deixar a tampa de molho por 10 a 20 minutos.
Se o exaustor tiver luz embutida, não submerja na água.
Limpe o exaustor
Após isso, é hora de limpar o próprio exaustor e suas hélices. Você pode começar passando um aspirador de pó com adaptador de boca mais estreita para retirar a sujeira mais grossa. Depois você deve passar um pano multiuso umedecido com um pouco de limpador multiuso ou detergente.
Lembre-se sempre de limpar a parte interna do exaustor e a parte traseira da hélice.
Para uma limpeza mais profunda, limpe o motor
Geralmente não é difícil desmontar o motor de um exaustor, mas é preciso mais cuidado para não perder peças.
Primeiramente você deve desplugar o conector de energia do motor. Em seguida, tire os parafusos que sustentam o motor, lembrando-se de segurar a peça com uma das mãos, para que ele não se solte e caia.
Passe o aspirador de pó e em seguida finalize com um pano multiuso úmido. Caso utilize o pano úmido, espere até que o motor esteja completamente seco antes de motar novamente o equipamento.
Quando limpar o exaustor?
Isso dependerá muito da frequência de uso e da potência do exaustor. Normalmente uma limpeza a cada 15 dias é ideal. Além disso, é necessário limpar a tubulação do exaustor, pois com o tempo ela também acumula gordura, sujeiras e pode crescer mofo.
Para isso, contrate uma equipe especializada na limpeza, pois quanto mais tempo passar, menos eficiente se torna o exaustor, podendo até causar defeitos.
Gostou dessas dicas de como limpar exaustor de banheiro? Acesse o Lê Mundo e confira mais conteúdos como este!