Feminilidade, criatividade e pureza são alguns dos significados dessa pedra tão linda e delicada. As pérolas são vistas como uma das criações mais elegantes da natureza e muitas vezes são passadas de geração para geração. Porém, a criação de uma pedra dessa envolve também muita dor, e nem todo mundo sabe disso.
Quer saber mais sobre como ostras produzem pérolas? Leia este texto até o final e descubra!
O que são as ostras?
As ostras são animais marinhos de corpo mole conhecidos como bivalves, por possuírem uma concha dividida em duas partes. Esses animais são muito sensíveis e, como forma de proteção, eles possuem um sistema de defesa que calcifica corpos estranhos em seu interior. Além de produzir pedras preciosas, as ostras também são importantes para avaliar a qualidade da água em uma região, pois elas só sobrevivem em águas livres de poluentes.
LEIA MAIS:
- Como os olhos de um gato brilham no escuro? Descubra o motivo!
- Descubra qual lado é melhor para dormir após uma refeição!
Como ostras produzem pérolas?
Um grão de areia parece insignificante, mas ele pode dar origem a uma das maiores belezas da natureza: a pérola. Quando uma partícula estranha, como um grão de areia penetra a concha da ostra e entra em contato com o corpo mole, inicia-se a defesa. Esse processo envolve a liberação de camadas de nácar (também conhecida como madrepérola), uma substância que envolve e calcifica o invasor. O acúmulo de nácar origina as pérolas.
Deste modo, é possível produzir pérolas intencionalmente. Para isso, é necessário introduzir uma partícula estranha no interior da ostra que dispare o processo de calcificação pela madrepérola. No entanto, apesar de parecer fácil, nem toda ostra produzirá pérolas aproveitáveis.
Além disso, algumas pérolas de desenvolvem num período de seis meses, porém as maiores necessitam de até quatro anos para ficarem prontas.
Todas as pérolas são iguais?
Apesar de a cor branca ser a mais usual, existem pérolas de outras cores, como preta, marrom, cinza, rosa, vermelha, azul, verde, roxa e amarela. Existem muitos fatores que influenciam a cor da concha, o tipo de ostra e a espessura e o número de camadas de nácar.
Além disso, substâncias existentes nas águas onde a ostra se encontra podem alterar a cor das pedras preciosas. Contudo, é possível alterar artificialmente a cor de uma pérola ao induzir a ostra com substâncias próprias para esse animal.
Gostou de conhecer como as ostras produzem pérolas? Para acessar outros conteúdos interessantes, basta acessar o Lê Mundo.