Roupas pretas e coloridas costumam perder a cor e o brilho após algumas lavagens. Isso acontece porque as fibras desses tecidos, com o passar do tempo, começam a liberar o pigmento que receberam ao serem tingidas.
Esse é um processo natural de envelhecimento das roupas que pode ser acelerado quando não há cuidado com as peças.
O ideal é ter atenção durante a lavagem e armazenamento para evitar esse processo de envelhecimento. Porém, ainda é possível recuperar roupas desbotadas e deixá-las como novas. Quer aprender esses truques e renovar seu guarda-roupa sem comprar nenhuma peça nova? Leia esse artigo até o final e coloque essas dicas em prática.
Dicas para recuperar roupas
Sal e água
Misturar o sal de cozinha na água da lavagem pode recuperar suas roupas e trazer de volta o brilho que elas tinham quando eram novas. Isso porque o sal é capaz de retirar o sabão em excesso que está nas peças. Então, quando quiser renovar as cores de suas roupas, adicione 150g de sal fino na água da máquina.
O grande problema do sabão é que ele estraga as fibras das roupas, para evitar o desbotamento, confira quanto desse produto deve ser utilizado em máquinas de lavar ou diminua a quantidade quando a peça for lavada manualmente.
Vinagre
Em algumas roupas, apenas a dica do sal não é suficiente. Assim, a técnica do vinagre pode renovar as cores de tecidos coloridos. Para isso, adicione 2 copos grandes de vinagre branco a cada 4 litros de água limpa. Deixe as roupas de molho nessa mistura por pelo menos 30 minutos e lave-as normalmente.
Bebidas escuras
Roupas escuras ou pretas podem ser recuperadas utilizando bebidas escuras como café ou chá. Basta deixar as peças de molho em recipientes com essas bebidas durante 1 hora.
Tinta para tecido
Caso nenhuma das outras dicas de recuperação da cor funcione, ainda dá para renovar a cor das suas roupas tingindo-as. Esse processo é simples, adicione um corante da cor desejada em um recipiente com água e siga as instruções escritas na embalagem do corante.
Gostou deste artigo? Confira outras matérias semelhantes, aqui no Lê Mundo!