Não para de olhar e-mails em casa? Veja 8 Dicas para se desconectar do trabalho

Uma das maiores reclamações de amigos e familiares é a ausência, ainda que emocional, da pessoa que não consegue se desconectar do trabalho 

Quantas vezes você já se pegou olhando e-mails ou mensagens de WhatsApp, em pleno happy hour? E quantas noites passa resolvendo problemas do trabalho em casa, quando deveria descansar? Além de não ser saudável, esse hábito afasta tanto familiares quanto amigos. Por isso, aprenda a se desconectar do trabalho enquanto é tempo!

A gente sabe que o trabalho é indispensável para viver, pagar contas e comer. Porém, existe um limite entre sua jornada laboral e o tempo livre. O problema é que, devido à pressão organizacional, pouca gente consegue respeitar ou distinguir isso. Como resultado, temos problemas psicológicos e até de relacionamentos.

Como se desconectar do trabalho – atenção aos sinais de alerta

Na mesa do bar, com vários amigos e amigas, você já ouviu alguém reclamando do quanto fica permanentemente no celular? Pois é, esse é um indício de que não consegue se desconectar do trabalho! E há outros sinais de alerta, a saber:

  • você checa seus e-mails profissionais assim que acorda?
  • pula, com frequência, o horário de almoço ou engole a comida para adiantar o trabalho?
  • faz mais horas extras do que consegue calcular?
  • o sono demora a vir porque sua cabeça simplesmente não para de pensar naquele relatório?
  • sente culpa ao tirar um tempo para sair com amigos e família?

Se você se identifica com os questionamentos acima, significa que o trabalho ocupa uma parcela maior da sua vida do que deveria. O problema é que existe uma intensa dificuldade em se desligar.

Primeiro porque o trabalho nunca para, ou seja, sempre há alguma coisa urgente para resolver. Como resultado, a pessoa fica presa em um ciclo eterno.

E aí, o que fazer?

O primeiro passo para aprender a se desconectar do trabalho é identificar a raiz da ansiedade e culpa. Também, vale apostar em dicas valiosas, tais como:

Pratique exercícios físicos

Você passa de oito a 12 horas no trabalho, provavelmente sentado ou sentada, sem parar meia hora sequer para um lanchinho. Em algum momento, sua concentração não será a mesma, pois o cérebro dá sinais de desgaste.

Uma forma de resolver isso é praticar exercícios físicos, mesmo que seja uma caminhada rápida no parque ou ir a pé para o trabalho. Sem falar nos benefícios que isso traz para o organismo, em geral.

Crie limites físicos

Uma das formas de aprender a se desconectar do trabalho é criar limites físicos. Nossa mente associa atividades específicas aos locais onde são realizadas. Sendo assim, separe um espaço exclusivo para o trabalho. Da mesma forma, não execute nenhuma tarefa laboral fora dele.

LEIA MAIS: 3 sinais de que você está sabotando a sua felicidade

Busque forma de se distrair

Na maioria das vezes, a pessoa não consegue se desconectar do trabalho por culpa. Uma voz que fica ali, insistente na sua cabeça, aumentando a ansiedade. Você só vai conseguir calá-la se mantiver sua mente ocupada, mas não com trabalho.

Pelo contrário, você deve se distrair, por exemplo, almoçando com um amigo. Ou, reservando uma viagem de final de semana. Vale, também, praticar atividades ao ar livre, jogar video games e praticar sessões de grupo, fazendo disso momentos de qualidade.

Crie obstáculos para o trabalho

Que levante a mão quem nunca abriu os e-mails pelo celular na mesa de jantar. Sim, a tecnologia dificulta a tarefa de se desconectar do trabalho porque você simplesmente pode trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora. Felizmente, há alguns truques para dificultar isso:

  • desligar o sinal da internet, o telefone ou computador
  • não configurar suas contas de e-mail no celular
  • ter um aparelho de celular pessoal e deixar o profissional no trabalho

Impor limites também é criar obstáculos para pequenas armadilhas, principalmente as tecnológicas.

Tire a roupa do trabalho em casa

Tão importante quanto delimitar espaços físicos é tirar a roupa do trabalho assim que chegar em casa. Vista aquela camiseta surrada com a calça larga, ou o pijama velho. O importante é dar ao cérebro a ideia de que seu turno já acabou e agora é hora de relaxar.

LEIA MAIS: Como reconhecer uma pessoa tóxica e não deixar que ela te afete? Confira!

Durma!

Quanto menos você dorme, maior o seu estresse. E isso está intimamente ligado à capacidade de se desconectar do trabalho. O ideal é dormir de sete a nove horas por noite e, se está difícil, promova um ambiente ideal para o sono. Por exemplo:

  • instale cortinas escuras
  • dormir todos os dias no mesmo horário
  • não trabalhar ou comer até três horas antes de dormir
  • manter a temperatura do quarto agradável

São hábitos que ajudam a descansar e evitar o esgotamento.

Entoe o mantra do não é problema meu

Mesmo que o mundo esteja desabando ao seu redor, se aquele problema estiver fora da sua alçada, simplesmente ignore! Principalmente se os colegas estiverem fazendo mesmo uma tempestade em copo d’água. Diga para si mesmo ou mesma não é problema meu e vá para casa.

Estabeleça um limite para horas de trabalho

Por mais difícil que seja, a forma mais efetiva de se desconectar do trabalho é estabelecer horas para se dedicar a ele. Pare com a mania de chegar mais cedo para adiantar algum relatório. Nem fique no seu horário de almoço resolvendo pendências. E, quando estiver perto do final de expediente, dê uma lida rápida nos e-mails e procure sair na hora.

Ainda que a pressão seja grande, é de suma importância aprender a se desconectar do trabalho. Caso contrário, você se dedica ao extremo e se esquece das outras áreas da sua via, também importantes.

Mesmo porque trabalhar em excesso causa problemas físicos e emocionais. Inclusive, você pode analisar, agora, se está esgotado emocionalmente com alguns sinais clássicos.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

 

autoajudafelicidadesaúde mental
Comments (0)
Add Comment