Como ser saudável gastando pouco? Dicas para comer e viver bem! Confira!

Veja como é possível adotar hábitos saudáveis sem gastar uma fortuna

Muito se fala em adotar um estilo de vida mais saudável para viver bem e melhor. Porém, há quem desista por pensar que gastaria uma fortuna nisso. Mas, o que surpreende é a possibilidade real de como ser saudável gastando pouco. 

De fato, há alimentos naturais com preços um pouco mais puxados e nem sempre o orçamento permite pagar por uma academia. Porém, comer bem não significa, exatamente, optar apenas por alimentos sem glúten, açúcar ou lactose, por exemplo. 

Ainda, a prática de exercícios físicos não depende só das academias e ingestão de suplementos. Ou seja, tem como ser saudável gastando pouco e, ao mesmo tempo, beneficiar sua saúde e finanças. 

Por que é tão importante adotar uma vida saudável

Não, ser saudável não é seguir a moda, mas cuidar do seu próprio corpo e mente. Uma dieta balanceada, com todos os nutrientes essenciais é fundamental para o funcionamento do organismo. O mesmo se fala da prática diária de exercícios físicos.

Uma dieta rica em gorduras e alimentos ultraprocessados, com déficit de proteínas, vitaminas, sais minerais e carboidratos traz problemas de saúde sérios. Então, o corpo começa a dar sinais pela obesidade, níveis altos de colesterol e até doenças cardiovasculares.   

Por outro lado, a prática de atividades físicas complementa os efeitos da dieta saudável e traz benefícios para o bem-estar físico em geral. O exercício é convertido no bom funcionamento cardíaco, respiração, circulação e hormônios. 

Como ser saudável gastando pouco na alimentação

Ok, então, como ser saudável gastando pouco? Afinal, os preços de alimentos não estão nada convidativos e o orçamento apertado dificulta entrar na academia. A verdade é que não há fórmula mágica, apenas uso da criatividade e até um certo jogo de cintura. Portanto, veja a seguir! 

Vá à feira

Além de encontrar alimentos mais frescos e fomentar o produtor local, as feiras e sacolões normalmente têm preços melhores. Além disso, a variedade também é imensa, os produtos são naturais e geralmente livres de agrotóxicos, principalmente os orgânicos. 

Ir à feira, aliás, possibilita economizar ao comprar a granel, que até tendem a ser mais naturais. Por exemplo, grãos, sementes e cereais são vendidos dessa forma e são mais baratos por não embutir o preço da embalagem. 

Além do mais, o mesmo se aplica aos vegetais, só que sem embalagem. Por exemplo, alface e couve são encontradas nas folhas inteiras. Mesmo que comprá-las já cortadas seja mais prático, a alternativa de levar verduras, legumes e frutas inteiras para casa sai mais em conta. Por fim, de quebra, você ainda não polui o meio ambiente com plásticos. 

Opte por frutas e verduras da estação

Quando compramos alimentos da safra, a oferta é maior e consequentemente tem preços mais baixos. Além disso, outra vantagem é que as frutas, verduras e legumes de época também estão em melhor estado.  

Então, dê uma olhada nos produtos de cada mês, sejam pescados, frutas, legumes e verduras. O cardápio dá uma variada e você economiza bastante. 

LEIA MAIS:

Aproveite o alimento ao máximo

Já viu os programas do Rodrigo Hilbert nos quais ele ensina a aproveitar todo o alimento, desde a polpa até a casca? O fundamento está tanto na economia quanto aspectos nutricionais. Muitos nutrientes estão na casca, semente e até na água de cozimento. 

Então, a dica é usar cascas e sementes em receitas novas, como farinhas, farofas, tortas e o que sua criatividade permitir. Assim, não desperdiça e ainda bomba sua alimentação ao usar os alimentos de forma integral. 

Atenção às promoções

Além de comprar alimentos de época, tenha atenção às promoções que feiras, mercados e hortifrutigranjeiros lançam. Muitos fazem isso para aproveitar o estoque e é aí que você economiza uma boa grana nas compras.   

Faça uma lista de compras

Antes de sair para as compras, faça uma listinha do que realmente precisa. Isso ajuda a manter o foco e evitar cair nas tentações. Coloque as frutas, carnes, cereais, grãos, frutas e legumes mais saudáveis para se organizar. 

Nela, evite alimentos ultraprocessados e opte por aqueles naturais. Ainda nas compras, busque por produtos que não sejam acompanhados por marcas.   

Cozinhe mais em casa

Separe um tempinho para preparar suas refeições. Comer fora está cada vez mais caro, ainda que seja tentador e prático. Quando você faz sua própria comida, usa seus temperos, ingredientes naturais e, consequentemente, come melhor. 

Para não apertar o tempo, faça as marmitas para toda a semana. O mesmo vale para os lanches, podendo apostar em sanduíches naturais, pão de queijo de frigideira e outras receitas interessantes. 

Tente plantar uma horta

Que tal usar uma parte do quintal para plantar sua hortinha? Mesmo quem mora em apartamentos pode ter sua plantação de jiló, tomate, alface, couve ou o que desejar. Vale até apostar nas ervas usadas para temperos, como manjericão. 

Além de economizar, você tem a garantia de ingerir alimentos livres de agrotóxicos e sempre frescos. 

Como ser saudável gastando pouco nos exercícios

Não é preciso investir alto na academia e suplementos, pois é possível ser saudável gastando pouco inclusive nos exercícios. Seu prédio tem academia? Use-a! Dá para treinar bem com pesos simples.

Outra dica é pesquisar os treinos em casa, daqueles que você encontra na internet, elaborados por professores de Educação Física e personal trainers. Além disso, se essa não é sua praia, faça uma caminhada ou corra no parque. Por fim, o importante é movimentar o corpo.   

Viu só como é possível ser saudável gastando pouco? Com paciência, criatividade e determinação, dá para adotar uma dieta balanceada e praticar atividades físicas sem comprometer o orçamento. Sua saúde e economia agradecem! 

Gostou do artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo!

bem-estarsaúde
Comments (0)
Add Comment