Como substituir o café na sua rotina? Veja essas ótimas opções!

Está cansado de tomar café ou essa bebida está causando algum desconforto? Confira as alternativas para substituir o café!

Sem sombra de dúvidas, o café é a bebida matinal para grande parte das pessoas, enquanto outros não o bebem devido a uma série de razões. Na realidade, para algumas pessoas, a alta quantidade de cafeína, cerca de 95 mg por porção, pode acabar causando nervosismo e agitação, também conhecido como crise de ansiedade.

Já para outros, o café pode causar dores no estômago, afetar o processo de digestão e também dores de cabeça. Outros também não sofrem com nada disso e adoram tomar uma xícara de café pela manhã, seja com ou sem açúcar. Desse modo, caso você queira parar de tomar café, vamos separar algumas alternativas pelas quais você pode substituir o café. Confere aqui que nós te contamos!

Alternativas para substituir o café

Água e limão.

Em síntese, fazer a troca da sua bebida matinal não precisa ser uma decisão complicada. Desse modo, é importante deixar claro que seu dia não precisa iniciar tomando uma xícara de café, visto que água com limão podem ser bem mais saudável e, também, um ótimo jeito de começar o dia.

LEIA MAIS: Como substituir leite de coco em uma receita? Confira 8 opções deliciosas!

Além disso, a água com limão não possui calorias e cafeína, e ainda fornece vitamina C. Nessa perspectiva, atuando com antioxidante, a vitamina C desempenha um papel fundamental no seu sistema imunológico, protegendo a sua pele contra danos causados pela ação do sol. Também é fundamental na criação de colágeno, uma proteína que fornece a estrutura básica para a nossa pele, tendões e os ligamentos de modo geral.

Erva-Mate.

Outra ótima opção para substituir o café é a erva-mate. A erva-mate é uma erva naturalmente cafeinada feita a partir das folhas secas da árvore de ilex paraguariensis. Portanto, caso você esteja procurando um substituto para o café, a erva-mate pode ajudar muito nessa mudança de hábito.

Além disso, caso você não queria perder o hábito de fazer a ingestão da cafeína por qualquer motivo que seja, a erva mate contém cerca de 78 mg de cafeína, o que é semelhante ao teor de cafeína presente no café, o que pode acabar auxiliando nesse processo de troca.

Por conseguinte, é fundamental deixar claro que a erva-mate possui uma série de minerais e vitaminas, incluindo nesse leque a riboflavina, tiamina, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas C e E.

LEIA TAMBÉM: Café ajuda na digestão? Tire suas dúvidas!

Vinagre de maçã.

O vinagre de maçã é feito fermentando maçãs, esmagando-as fazendo o uso de leveduras e bactérias. Esse processo, por sua vez, produz um composto que é chamado de ácido acético, que pode ter efeitos benéficos na sensibilidade à insulina e nos níveis de açúcar presente no nosso sangue, conforme apontam diversos estudos feitos nessa área.

Em vista disso, por exemplo, um desses estudos conseguiu descobrir que quando as pessoas que possuem resistência à insulina bebiam cerca de 20 gramas de vinagre de cidra de maçã antes de fazer uma refeição, havia uma redução significativa na presença de açúcar no sangue, em cerca de 64%. No entanto, esse efeito não foi causado em pessoas que possuíam diabetes do tipo 2.

Nessa perspetiva, mesmo que ainda não existam muitas provas, o vinagre de maçã pode aumentar os sentimentos de plenitude depois das refeições, ajudando moderadamente na perda de peso.

Por fim, é importante deixar claro que você não deve beber o vinagre de maçã sem fazer a diluição dele, visto que esse produto possui cerca de 4-6% de ácido acético que pode queimar sua boca e garganta, além de danificar os dentes.

Chá-preto.

O chá-preto pode passar a ser uma alternativa na substituição do café preto na sua rotina. O chá-preto possui cerca de 25 a 110 mg de cafeína por porção, em comparação com os 102 a 200 mg do café preparado. Além disso, o chá-preto não causa os efeitos que o café causa em algumas pessoas, como o desconforto na barriga, e aquela sensação de queimação.

Gostou de conhecer estas opções para substituir o café? Confira mais conteúdos como este no Lê Mundo.

alimentaçãocafécozinha
Comments (0)
Add Comment